Equipamentos anteriores foram substituídos em função do desgaste de uso e vandalismo. Os novos totens possuem sensor de aproximação para disparo do álcool em gel, permitindo a higiene das mãos sem tocar em nenhuma superfície, regulagem de vazão do álcool e capacidade para até cinco litros de produto.
A Trensurb realizou a instalação de totens automáticos dispensadores de álcool gel em suas estações nessa semana. Ao todo, foram adquiridos 50 equipamentos para uso nas estações e no Prédio Administrativo da empresa a um custo de R$ 630,00 a unidade, totalizando um investimento de R$ 31.500,00. A compra já prevê equipamentos de reserva para substituição em caso de falha ou vandalismo.
Em março deste ano, a Trensurb havia substituído os dispensadores de álcool gel das estações por uma solução emergencial devido a boa parte dos dispensadores adquiridos anteriormente terem sofrido problemas relacionados ao vandalismo e ao próprio desgaste de uso. Entre outras vantagens, os totens instalados agora possuem sensor de aproximação para disparo do álcool em gel, permitindo a higiene das mãos sem tocar em nenhuma superfície, regulagem de vazão do álcool e capacidade para até cinco litros de produto.
A ação reforça as iniciativas da Trensurb para manter as condições de higiene e saúde de seus funcionários e usuários do metrô e, na manhã de ontem (26), gestores da empresa estiveram na Estação Aeroporto para vistoriar o equipamento instalado. Henrique Barbosa Goellner, controlador de estações e responsável pelas estações Farrapos, Aeroporto e Salgado Filho, acredita que “é um investimento que traz resultados muito satisfatórios, como reforçar a segurança de todos que utilizam o sistema”. Como controlador de estações, ele já observa o impacto positivo da ação e comenta: “após a instalação, percebemos que os usuários utilizam bastante as ferramentas disponíveis para a higienização com álcool gel”.
O diretor de Operações da Trensurb é enfático ao dizer que “tudo que fazemos na empresa é pensando no usuário, ele é a razão de ser da empresa. Com a pandemia, a utilização de máscara e álcool gel virou uma prática e até mesmo uma obrigação consigo mesmo e com as demais pessoas. Nesse contexto, precisamos disponibilizar às pessoas o álcool gel, demonstrando que estamos sempre em busca de um serviço de excelência”.
Ele acrescenta que a escolha por esse modelo de totem foi uma sugestão do diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Geraldo Luís Felippe, e salientou a praticidade do equipamento. “Precisamos passar segurança para os nossos passageiros, até mesmo para uma retomada gradual da demanda”, diz Fidell.
Medidas de prevenção
Já em fevereiro do ano passado, antes mesmo da confirmação de casos de Covid-19 no país, a Trensurb reforçava a desinfecção do metrô buscando frear a propagação do coronavírus. Desde então, como normalmente acontece no inverno – período com maior incidência de doenças respiratórias –, os trens que chegam às estações terminais, Mercado e Novo Hamburgo, têm janelas, portas e barras desinfetados com álcool, o que também acontece com catracas, corrimãos, bilheterias, assentos, caixas eletrônicos e outras áreas e equipamentos das estações.
Desde março de 2020, estão sendo realizadas viagens adicionais com trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais). Atualmente, nos horários de pico chegam a circular oito composições com trens acoplados, além de nove trens simples.
Em maio, todas as estações receberam sinalização no piso junto às bilheterias para orientar a formação de filas de modo que os usuários mantenham distância adequada entre eles. As plataformas de algumas das estações mais movimentadas receberam também a aplicação de sinalização no piso buscando orientar os passageiros para que mantenham distanciamento adequado enquanto aguardam para embarcar nos trens.
Desde julho, a Trensurb promove a triagem de metroviários para a Covid-19 com a realização diária de medição de temperatura, além de testes rápidos para a doença. Desde então, já foram cerca de 750 testes realizados.
Em maio deste ano, agentes da segurança metroviária receberam as primeiras doses de vacina contra Covid-19, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
27/05/2021 – Trensurb