A Trensurb firmou contrato com a Siemens para a construção de nova subestação de energia em Sapucaia do Sul e recuperação da cabine de seccionamento e paralelismo Luiz Pasteur. O valor do contrato, assinado na terça-feira (1º), é de R$ 18,577 milhões e a previsão de conclusão dos trabalhos é de 15 meses a partir da ordem de início de serviços.
Hoje, a Trensurb conta com quatro subestações de energia de tração em funcionamento, uma em Porto Alegre, duas em Canoas e uma em Novo Hamburgo. Essas subestações transformam a energia em alta tensão recebida da concessionária, rebaixando seu nível de tensão, e a retificam para que esteja disponível na forma de corrente contínua. Essa corrente é distribuída ao longo da via por meio dos cabos da rede aérea de energia para que seja captada pelos trens e alimente seus motores.
A subestação anteriormente em funcionamento em Sapucaia do Sul está inativa desde a ocorrência de um incêndio no local, em abril de 2016. A reconstrução da instalação é importante para garantir o fornecimento de energia elétrica no trecho mais ao norte da linha metroviária – especialmente no caso de eventual falha da Subestação Liberdade, em Novo Hamburgo.
No ato de assinatura, Luiz Piunti, representante da Siemens, declarou que firmar o contrato com a Trensurb é um marco para a empresa. “É uma conquista para nós poder assinar este contrato”, afirmou.
Por sua vez, o diretor-presidente da Trensurb, David Borille, disse acreditar que a estatal está bem servida ao firmar contrato com a Siemens. Borille afirmou confiar na “capacidade, responsabilidade e na qualidade dos equipamentos” do fornecedor. O diretor também classificou a ocasião como “um dia importante”, pois o contrato firmado – e a execução de seu objeto – garante “mais confiabilidade ao nosso sistema”. Borille declarou que a Trensurb está caminhando na direção de buscar soluções para problemas encontrados no início de sua gestão – em fevereiro de 2017 – ao mesmo tempo em que procura modernizar-se. “Buscamos melhorar para o usuário e para a sociedade”, afirmou.
Qualificação dos dispositivos de proteção
No sentido de buscar qualificação e modernização, a Trensurb está elaborando um projeto de atualização tecnológica dos dispositivos de proteção da sua rede de abastecimento de energia. Prevê-se a adoção integral do sistema intertrip, hoje utilizado somente nos pontos mais críticos da rede. Esse sistema faz com que, assim que ocorre uma falha em determinado ponto, abram-se os disjuntores das duas instalações elétricas mais próximas (uma em cada direção) do local desse problema, cortando o fornecimento de energia do trecho e isolando o ponto da falha. O investimento previsto para que o sistema intertrip seja adotado ao longo de toda a rede de distribuição de energia de tração da Trensurb é de R$ 1,5 milhão.