O diretor-presidente da Trensurb, David Borille, e o superintendente de Desenvolvimento Comercial da empresa, Euclides Reis, receberam, nesta sexta-feira (17), a professora Simone Lopes, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reunião visou uma aproximação entre a universidade catarinense e a empresa gaúcha para o estabelecimento de uma parceria. Professora na área de planejamento de transportes, Simone propõe um “casamento de interesses”: a Trensurb é a única empresa metroferroviária da Região Sul do país e a universidade carece de estudos especializados quanto à questão da mobilidade urbana sobre trilhos. Desse modo, o interesse da UFSC é de que haja uma troca de conhecimentos.
A professora universitária afirma que não há nada melhor para o aprendizado dos alunos que lidar com elementos do cotidiano de uma operadora de transportes. Pensar em soluções para questões reais ajudaria os alunos e traria uma visão externa para a Trensurb. Simone trabalha em um campus onde fica o Centro Integrado de Mobilidade Urbana da UFSC, que possibilita aos alunos repensar a mobilidade e criar alternativas e projetos que poderiam, por ventura, ajudar a Trensurb com um outro olhar e novas ideias dos universitários.
A Trensurb colocou-se à disposição para articular a parceria, comprometendo-se a compartilhar com a UFSC um levantamento das principais questões da empresa que carecem de estudos mais aprofundados e a elaborar um protocolo de cooperação técnica com a instituição.
Foto: Diego Nuñez/Trensurb