Nova tecnologia que será testada em breve permitirá a compra de passagens com cartão de crédito ou débito.
Na tarde desta sexta-feira (10), representantes da Trensurb e da administração municipal de Porto Alegre reuniram-se na sede da empresa metroviária para discutir uma parceria que pode trazer mais facilidade aos usuários de transporte público da capital e região metropolitana. O diretor-presidente da Trensurb, David Borille, recebeu o diretor técnico da Procempa, Michel Costa, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação, Marcelo Soletti.
A pauta central do encontro foi a busca de esforços conjuntos para viabilizar o uso de novas tecnologias de bilhetagem eletrônica que, entre outras vantagens, permitem a compra de passagens com o uso de cartões de crédito e débito. “O nosso objetivo hoje é trazê-los para um grupo de trabalho e fazer da Trensurb um participante desse ‘laboratório da cidade’”, afirmou, durante a reunião, o diretor técnico da Procempa, Michel Costa. Segundo Costa, a tecnologia em questão traria ganhos de segurança e eficiência, gerando também diminuição de custos. O teste dos novos equipamentos no metrô deve ter início em breve.
Para o diretor-presidente David Borille, “a possibilidade de utilizarmos tecnologia mais avançada é muito importante para qualificar a nossa bilhetagem, melhorando sua confiabilidade e agilidade, gerando benefício direto para o usuário e facilitando o trabalho dos nossos empregados”.
Outros objetivos estão no horizonte da parceria, como a discussão da regulamentação de questões relativas à bilhetagem, a busca pela interoperabilidade entre os sistemas utilizados na região metropolitana e a integração dos sistemas de segurança. Também foram discutidas as possibilidades de uso da fibra ótica instalada ao longo da linha metroviária da Trensurb em projetos da Procempa, bem como da infraestrutura de rádio digital da Procempa para utilização interna da Trensurb.
Participaram também da reunião, representando a Trensurb: o superintendente de Desenvolvimento Comercial, Euclides Reis; o assessor da Presidência, Ricardo Hessel; o consultor especial da Presidência, José Cláudio Sicco; o assessor da Diretoria de Operações, Antonio Giovani Mattos.
Foto: Artur Colombo/Trensurb