Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Trensurb e consórcio gestor inauguram pagamento com QR Code digital para usuários do TEU

Novidade passou a estar disponível nesta terça-feira (31), oferecendo mais uma facilidade no acesso ao metrô – que já conta com pagamento por Pix nas bilheterias e bilhete unitário com QR code impresso.

Buscando atualizar os processos de acesso dos usuários ao metrô, o TEU Consórcio Gestor e a Trensurb lançaram uma inovação significativa na forma de pagamento de passagens nesta terça-feira (31). A partir de agora, os passageiros podem pagar suas passagens nas catracas do TEU de forma mais prática, utilizando um QR code digital, gerado no aplicativo de celular KIM. O novo método de pagamento torna o processo completamente eletrônico, eliminando a necessidade de cartões físicos do TEU e dinheiro. A cerimônia que marcou o início do serviço contou com a presença dos diretores do TEU e da Trensurb.

“Para nós da Trensurb, significa atualizarmos os nossos processos de acesso dos nossos usuários aos nossos trens”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, Fernando Marroni, a respeito da nova funcionalidade. “Portanto, com todas as ferramentas tecnológicas que nós pudermos aprontar para os nossos usuários, é muito importante que ele tenha esse acesso de forma facilitada”, conclui o diretor.

A nova modalidade de pagamento está disponível para todos os usuários do metrô que baixarem o KIM, aplicativo de celular oficial de vendas de créditos do TEU. Para fazer o pagamento, basta o passageiro acessar o aplicativo KIM no celular, recarregar o cartão virtual, gerar um QR code e selecionar, na tela do validador do TEU na catraca do metrô, a opção de pagamento por meio desse dispositivo, apontando o smartphone para a câmera do validador. Atualmente, cerca de 1 milhão de passageiros utilizam mensalmente o sistema TEU de pagamento para o deslocamento na Trensurb.

“Todas as pessoas já estão acostumadas a usar novas tecnologias através da internet e, no sistema de transporte, não podíamos continuar com sistemas tradicionais unicamente. Claro que existem aqueles que querem pagar com dinheiro, mas as pessoas mais ligadas às tecnologias, os jovens, tinham que ter essa facilidade de utilizar o seu smartphone, gerar a sua carteira digital e poder passar livremente na catraca sem intermediações de vendedores e atendentes”, avalia Erico Michels, diretor do TEU Consórcio Gestor.

Passo a passo

Para fazer o pagamento na nova modalidade, basta o usuário ter instalado no celular o aplicativo KIM, disponível para download gratuito na Apple Store e no Google Play, e criar uma conta na ferramenta. É necessário somente o uso do smartphone, sem precisar do cartão ou de cédulas de dinheiro.

Dentro da aba do cartão TEU deve escolher a opção “QR Code Transporte”, realizar o pagamento da recarga do seu cartão virtual no aplicativo através de Pix, com valor entre R$ 4,50 e R$ 300,00.

Depois da recarga feita no cartão, o usuário precisa gerar um QR code, que tem validade de uma hora. Para passar na catraca do TEU nas estações, basta selecionar na tela do validador a opção de pagar com o QR code e mostrar o código gerado pelo celular na câmera do validador.

Pix nas bilheterias e bilhete unitário com QR code

Na última semana, a Trensurb concluiu a implantação do pagamento de passagens do metrô por meio de Pix, agora disponível nas bilheterias de todas as estações. A nova funcionalidade pode ser utilizada para a compra de passagens unitárias e também de créditos para os cartões SIM Passagem Antecipada e SIM Múltiplo, sem qualquer taxa adicional. O pagamento é feito pelo usuário a partir da leitura de um QR code impresso na hora. Por isso, a Trensurb orienta que o usuário chegue à bilheteria com o aplicativo do seu banco já aberto, buscando agilizar o atendimento. Os testes com pagamento por Pix começaram pelas bilheterias da Estação Mercado, em setembro. Ao longo deste mês, a facilidade foi disponibilizada nas demais estações da Trensurb.

Vale lembrar que, desde abril, a Trensurb conta com a emissão de passagens unitárias impressas com QR codes nas bilheterias de todas as estações. Essas passagens são utilizadas nos validadores do SIM – sistema de bilhetagem da Trensurb, integrado ao TRI, dos ônibus de Porto Alegre. Os bilhetes impressos com QR code vieram para substituir os cartões unitários, trazendo mais segurança e economia para a empresa e mais facilidade para o usuário. Desde janeiro, a Trensurb já testava a novidade, iniciando pela Estação Farrapos e expandindo gradativamente a funcionalidade às demais estações.

Desde o ano passado, também é possível recarregar de forma online, no site ou app do TRI, os cartões do SIM Passagem Antecipada, com pagamento por cartões de crédito ou débito, boleto ou Pix.
Foto: Juliano Lannes/Trensurb

31/10/2023 -Trensurb

 

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email