Na tarde desta segunda-feira (8), a linha da tecnologia aeromóvel operada pela Trensurb recebeu visita técnica de representantes da Siemens. A comitiva liderada pelo vice-presidente sênior da divisão Digital Factory, Renato Buselli, foi recebida pelo diretor-presidente da empresa metroviária, Humberto Kasper, e pelo coordenador de Desenvolvimento de Projetos, Estudos e Pesquisas da Trensurb, Davi Vital. Representaram a Aeromovel Brasil S.A. na ocasião o diretor Marcus Coester e o inventor da tecnologia, Oskar Coester. Também participaram da visita representantes da administração municipal da cidade colombiana de Rionegro, que estuda o uso do modal.
“Foi muito proveitoso, muito interessante conhecer, em funcionamento, esta tecnologia disruptiva”, afirmou o vice-presidente da Siemens Digital Factory, Renato Buselli. “Ela tem uma produtividade ‘brutal’ em termos de custo benefício: excelente performance e baixo custo”, elogiou. Buselli relata que teve uma boa experiência ao embarcar no aeromóvel: “Foi fantástico, muito tranquilo, silencioso”. Ele ainda elogiou a integração promovida pela Trensurb ao utilizar o modal para interligar o metrô e o aeroporto. Segundo o executivo, a Siemens irá cooperar com o Grupo Coester, detentor da tecnologia, no desenvolvimento e aprimoramento do aeromóvel.
Os representantes da Siemens estão na Região Metropolitana de Porto Alegre para participar do I Seminário da Cadeia Produtiva do Aeromóvel, evento que será realizado na tarde de amanhã, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas. Promovido em parceria entre Prefeitura de Canoas, Corporação Andina de Fomento – Banco de Desenvolvimento da América Latina e a Aeromovel Brasil S.A., o seminário tem como objetivo aproximar as instituições envolvidas na implementação da tecnologia em Canoas. A Trensurb integra o comitê de assessoramento para implantação do sistema no município e, além de participar do seminário, receberá mais uma visita técnica na linha metrô-aeroporto do aeromóvel às 9h30 de terça-feira. Estarão presentes representantes da administração municipal canoense e do Banco de Desenvolvimento da América Latina.
Aeromóvel do metrô ao aeroporto
O projeto da primeira linha de aeromóvel em operação comercial no Brasil foi totalmente desenvolvido no país, usando tecnologia 100% nacional e movimentou uma cadeia produtiva que envolveu mais de 50 empresas e mil profissionais. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitem integração e acesso rápido e direto ao terminal aeroportuário sem custo adicional para os usuários do metrô. O trajeto de 814 metros, com duas estações de embarque, é percorrido em 2 minutos e 35 segundos. Além de qualificar o acesso ao aeroporto, o empreendimento cumpre diretriz do governo federal para empresas estatais de investir em projetos de infraestrutura e inovação tecnológica e fomentar o desenvolvimento da indústria nacional.
Projetado pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.
Sustentabilidade e economia são marcas do aeromóvel. O projeto atende às legislações ambientais vigentes e, como a propulsão se dá com o acionamento de motores elétricos, não há emissão de poluentes gasosos. Esses motores são dispostos em casas de máquinas acusticamente isoladas, evitando também a poluição sonora. Já as estruturas elevadas e menos espessas, com design moderno, evitam a poluição visual.
Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb