Tendo como uma de suas diretrizes qualificar a infraestrutura do transporte na região, a Trensurb entregou sua contribuição à Comissão Especial de Mobilidade Urbana Sustentável da Assembleia Legislativa na tarde dessa quarta-feira (12). No ato, quando foi apresentado o relatório final da comissão, o diretor-presidente da empresa metroviária, Humberto Kasper, entregou documento ao deputado estadual e presidente do grupo especial, Adão Villaverde. A contribuição da Trensurb contém considerações e sugestões que, segundo análise dos profissionais da empresa, merecem particular atenção no sentido de promover melhorias no transporte metropolitano.
Entre as sugestões apresentadas pela Trensurb, está a atualização do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana no Âmbito da Região Metropolitana de Porto Alegre (PITMUrb), que propõe um Sistema Integrado de Transporte (SIT). Elaborado a partir de dados obtidos em 2003 e 2004, o SIT busca promover integração dos sistemas de ônibus urbanos, metropolitanos e do sistema metroferroviário e colocar o transporte público coletivo em posição de prioridade e qualidade, capaz de competir com o automóvel e estimular a redução do seu uso para deslocamentos rotineiros.
De acordo com o diretor-presidente Kasper, a Trensurb tem como obrigação contribuir com a sociedade em projetos cujo objetivo seja desenvolver o transporte público metropolitano: “Nós sempre contribuímos em discussões sobre o tema, seja com conhecimento ou funcionários capacitados”.
Villaverde acredita que a experiência da empresa metroviária agrega valor ao resultado da comissão. “Com o conhecimento da Trensurb na forma de gerir o serviço, aprendemos a manter o usuário sempre em foco nas discussões”, declara o deputado.
12/08/2015 – Trensurb