Trens novos do Corcovado não vão ter ar-condicionado

Trens novos do Corcovado não vão ter ar-condicionado. Foto: Divulgação
Trens novos do Corcovado não vão ter ar-condicionado. Foto: Divulgação

O tradicional passeio no trenzinho do Corcovado terá novidades, como capacidade e velocidade maiores, quando entrar em operação a quarta geração de composições que servem aos turistas há mais de um século. Mas o esperado ar-condicionado não está incluído na mudança. A empresa Trem do Corcovado, que explora o serviço, assinou na última quarta-feira contrato com a empresa suíça Stadler Rail Group para a fabricação de seis novas composições, que passarão a operar a linha a partir de 2018.

PERCURSO EM 14 MINUTOS

Assim como o modelo usado atualmente, em operação desde 1979, os novos entram em funcionamento também com seis vagões. Enquanto os trens atuais têm capacidade para transportar até 300 passageiros por hora, cobrindo a distância entre o Cosme Velho e o Corcovado em 20 minutos, os futuros poderão absorver até 612 passageiros por hora, completando o percurso em apenas 14 minutos. Apesar de a queixa de muitos usuários que usam o serviço ser o forte calor, ainda não será desta vez que as cabines de passageiros terão ar-condicionado.

— Fizemos uma pesquisa entre os usuários. A maioria disse que não quer perder o contato mais próximo com a Floresta da Tijuca, o que não seria possível com cabines fechadas e refrigeradas. Mas teremos ventiladores e exaustores nas composições. Apenas as cabines dos condutores serão refrigeradas — disse o diretor da empresa Trem do Corcovado, Sávio Neves.

Sávio explicou que a renovação da frota faz parte de uma estratégia para incrementar o turismo no Corcovado, que inclui a reabertura do Hotel Paineiras, em 2016. Outra iniciativa é a reforma da estação das Paineiras — que só deve começar após as Olimpíadas. Os investimentos estão previstos desde o fim de 2014 pelo novo contrato de concessão da linha (referente aos próximos 20 anos), firmado entre a empresa, que anteriormente já explorava o serviço, e o Ministério do Meio Ambiente.

— Serão trens fabricados sob medida para a linha. A proposta é ampliar a oferta de serviços turísticos. Além dos novos trens, há a reforma da estação das Paineiras, que será um ponto para contemplar a paisagem do Rio. E também servir de estação reguladora, onde os visitantes poderão aguardar a subida até o Cristo se o monumento estiver lotado — explicou Sávio.

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Os trens novos terão portas mais largas, para acesso de cadeiras de rodas, e um vagão especial para transporte de bicicletas, patinetes e skates.

A substituição das composições será gradual. Os quatro primeiros trens chegam ao Rio no fim de 2017 e iniciam a operação no primeiro semestre de 2018. Os outros dois entrarão nos trilhos antes do fim do ano. O investimento nas novas composições é de R$ 99 milhões. Deste total, 15% virão de recursos da empresa, e 85% serão financiados em 14 anos por instituições suíças.

Sávio Neves acrescentou que os trens em operação têm vida útil de 60 anos. Por isso, ainda teriam mais 20 anos de funcionamento. O problema, explicou o empresário, é que muitas peças não existem mais no mercado. Isso exige que alguns itens sejam fabricados sob medida, aumentando os custos de manutenção. Os suíços também fabricaram as três gerações anteriores de trens do serviço.

07/12/2015 – O Globo