Trens Intercidades para Sorocaba, São José dos Campos e Santos poderão ser leiloados entre 2026 e 2029

Sorocaba é o mais adiantado dos projetos de trens expressos. Os eixos leste e sul, que seguem em estudo, deverão ser leiloados na sequência

20/01/2025 – Blog Metrô CPTM

O secretário de Parcerias em Investimentos do estado de São Paulo, Rafael Benini, atualizou o status das rotas de trem intercidades e revelou novos prazos para os leilões das linhas de trens expressos.

Em entrevista ao podcast da Revista Exame, o dirigente da pasta destacou que projetos como o TIC Santos e São José dos Campos já estão contratados e sendo estudados pelo BID.

Projeto mais avançado, o TIC Sorocaba já tem perspectiva de ser leiloado a partir de 2026.

“Então, assim, é um projeto voltando os trens de passageiros para São Paulo, para o Brasil. O primeiro, a gente tem TIC Sorocaba, que a gente deve soltar ano que vem. A gente já contratou o TIC São José dos Campos, já contratou o TIC Santos junto com o BID.”

Benini também citou prazos para o leilão das rotas de São José dos Campos e de Santos que fazem parte dos eixos Leste e Sul dos trens intercidades. Segundo as declarações, o TIC São José deve ser leiloado até o final de 2027.

Santos, a última e uma das mais promissoras rotas, deverá ser leiloado entre 2028 e 2029. O atraso da concessão das linhas 11, 12 e 13 poderá afetar o cronograma final do projeto.

“O primeiro desses TICs deve ficar em 2027, mais pro final de 2027. O próximo dos TICs deve ser em 2028, 2029. A gente já está estudando agora. A gente já está colocando dentro do nosso pipeline. A gente já está avisando privado o que a gente está fazendo, porque eu não quero que eles que nem no Alto Tietê me pedindo mais dois, três meses. Porque quando é dois, três meses aqui, não é só aqui que eu atraso. Eu atraso o TIC Santos que ia sair em 2028.”

Por fim, o secretário destacou projetos de longo prazo para ampliar as rotas de TIC para o interior de São Paulo. As rotas atenderiam cidades como Bauru, Ribeirão Preto, Araraquara e Taubaté.

“E é um projeto, não é a gente criou, são projetos que estão aí na pasta ali, faz mais de dez anos. Então, a gente tem lá Sorocaba-Bauru, a gente tem Sorocaba-Campinas-Ribeirão Preto, a gente tem o Campinas-Araraquara, tem o São José dos Campos-Taubaté.”

Estas rotas que fariam parte de uma segunda grande fase dos trens intercidades não tem perspectivas para sair do papel. Consequentemente, não há prazos para obras, tampouco para sua operação.