Desde a última segunda-feira (16), uma locomotiva histórica recém-restaurada está percorrendo cidades de São Paulo num projeto de parceria entre uma entidade de preservação e uma concessionária ferroviária.
A locomotiva 9380, comprada em setembro num leilão pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), foi decorada com centenas de luzes natalinas e, junto com a locomotiva 7202, deixou São José do Rio Preto na última segunda e deve terminar sua rota de Natal sábado (21), em Jundiaí. O percurso total será de 450 quilômetros.
Nesta quarta-feira (18), sairá de Matão às 18h30 e passará por Silvânia e Bueno de Andrada, até chegar a Araraquara.
Já nesta quinta (19), às 18h15, seguirá de Araraquara para Ibaté, São Carlos, Itirapina e Rio Claro. No dia seguinte, no mesmo horário, partirá rumo a Campinas, passando por Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.
Em seu último dia, sábado (21), sairá de Campinas às 18h30 e passará por Valinhos, Vinhedo e Louveira, até chegar a Jundiaí. Em todos os dias, o trem não fará paradas em nenhuma das cidades, mas há outras opções para quem quiser viajar com o Papai Noel e até fazer fotos com ele.
Nova de novo
O trem, diesel-elétrico, é novo, se comparado a outros exemplares normalmente utilizados em rotas turísticas no país. Mas, fabricado em 1978, tem como diferencial ser uma das únicas três unidades do tipo existentes.
Produzidas para a Hamersley Iron Railroad, da Austrália, as máquinas foram usadas naquele país até 1997 e, depois, levadas para os EUA, até que em 2006 tomaram caminhos distintos. Uma foi vendida para a Minnesota Commercial Railroad e as outras duas foram compradas pela brasileira Fiagril e usadas no trecho concedido à Brasil Ferrovias –depois ALL (América Latina Logística), hoje Rumo. Após ser devolvida ao antigo dono, foi leiloada em setembro.
A Rumo, parceira da entidade de preservação no trem natalino, informou que a locomotiva recebeu pintura “heritage” (herança), com recuperação de detalhes das antigas concessionárias que atuaram no trecho. No caso, a Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.), fundada em 1971.
A recuperação da locomotiva durou dois meses e foi feita na oficina da concessionária em Araraquara (a 273 km de São Paulo) –recebeu pintura, reforma na funilaria e revisão em componentes elétricos e mecânicos.
Papai Noel distribui bala a passageira na Estrada de Ferro Campos do Jordão (Divulgação)
Diurnos
A temática natalina também foi adotada na Estrada de Ferro Campos do Jordão, que terá passeio especial no próximo domingo (22) e no dia 25.
O Trem do Papai Noel realizará duas viagens em Campos do Jordão e Pindamonhangaba, com decoração natalina, distribuição de balas para as crianças e a presença do Papai Noel durante o trajeto.
De acordo com a Secretaria de Transportes Metropolitanos, em Campos do Jordão o trem que comporta 64 passageiros partirá às 15h e às 16h da estação Emílio Ribas e seguirá até a estação Abernéssia. Dela, retornará sem fazer paradas, num percurso de ida e volta que tem duração total de meia hora. O bilhete custa R$ 12.
Já em Pindamonhangaba, as partidas acontecerão às 10h e às 14h, com destino à estação Piracuama, num trajeto de duas horas. Nessa rota, o bilhete é vendido por R$ 13. A capacidade é de 56 passageiros.
Além do próximo domingo a Estrada de Ferro Campos do Jordão terá um trem especial no dia do Natal, nas mesmas rotas e horários, mas sem a presença do Papai Noel.
Presente
O Papai Noel também percorrerá os trilhos entre as cidades históricas de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais.
Até a próxima segunda-feira (23), ele estará nos passeios noturnos do Trem da Vale, que recebeu iluminação especial para o Natal, assim como as estações das duas cidades.
No trajeto, o Papai Noel percorrerá o trem para interagir com os passageiros e todos os viajantes receberão uma foto impressa com ele. A rota entre as duas cidades tem duração, em cada trecho, de uma hora.
Em Ouro Preto, as partidas noturnas até segunda acontecerão às 20h30 (4ª, dom. e 2ª) e 19h (5ª, 6ª e sáb.). De Mariana, os horários são 18h (4ª, dom. e 2ª) e 21h30 (5ª, 6ª e sáb.). Ida e volta custa R$ 66 e apenas um trajeto, R$ 46. Moradores das duas cidades (com comprovantes de residência) pagam R$ 15 e R$ 10, respectivamente.
A rota voltou a ser oferecida em junho, após um hiato de três meses devido a manutenções. A história do percurso ferroviário entre as duas cidades remonta ao período imperial. As obras começaram em 1883 em Ouro Preto e a conclusão em Mariana ocorreu 31 anos depois, em 1914.
A demora se deveu, entre outros pontos, às dificuldades estruturais para a conclusão do percurso –a paisagem é composta por montanhas, quedas d’água, seis pontes e quatro túneis, percorrida em cerca de uma hora de passeio.
18/12/2019 – Folha de S.Paulo / Blog Sobre Trilhos