Terceiro aeromóvel foi içado para plataforma nesta segunda-feira (30) e sistema deve ser entregue em meados de outubro
01/10/2024 – Folha de S.Paulo
O “people mover” aeromóvel, como é chamado o sistema de trem que ligará a estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais do aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, está programado para começar a operar em dezembro, na véspera dos embarques e desembarques de fim de ano.
Ainda não há uma data de inauguração confirmada, mas o terceiro e último trem do projeto foi entregue nesta segunda-feira (30). Ele teve de ser içado com guindaste até a plataforma.
Segundo apurou a reportagem, a previsão é que o projeto pronto seja entregue em meados de outubro à GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto internacional.
O sistema está em fase de testes, com os aeromóveis circulando desde junho. No último deles, na última sexta-feira (27), ele completou pela primeira vez a passagem pela área de mudança de via.
“A mudança de via é um componente essencial nos modais ferroviários, exigindo manobras rápidas e segura”, afirma a Aerom Sistemas de Transporte, líder do consórcio AeroGRU, que está implantando o sistema.
De acordo com a empresa, somente em testes dinâmicos são em torno de 2.500 pontos de verificação para cumprir os requisitos de segurança.
O sistema que ligará a estação aos terminais foi inicialmente prometido para o primeiro trimestre deste ano. Depois, o prazo passou para o segundo semestre. Na semana passada, a Gru Aiport confirmou que será até o fim de 2024.
A operação comercial deve ter início aos poucos, com ampliações de horários para a saída dos trens.
O aeromóvel terá capacidade para transportar 2.000 usuários por hora em cada direção. A ligação terá uma extensão de 2,7 km.
O trem, que circula por meio de propulsão pneumática, é composto por dois carros articulados que pesam 16 toneladas e deverá levar até 200 passageiros por viagem. Mas é possível fazer outras configurações. Cada partida é estimada em quatro minutos.
A operação pode ter dois trens circulando simultaneamente e um ficará como reserva, mas com um rodízio.
O primeiro deles, na cor azul, foi entregue em março. O segundo, com faixas verdes, em maio.
“O aeromovel é hoje o sistema de transporte de massa de maior eficiência energética disponível no mundo”, afirma Marcus Coester, CEO da Aerom. “Ele representa a dedicação de pessoas que acreditam na capacidade científica e na engenharia nacional.”
Atualmente há duas opções para se chegar pelo sistema ferroviário ao aeroporto de Cumbica. Uma delas é a linha 13-jade, com saída da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo.
A outra alternativa é o Expresso Aeroporto, que também circula na linha 13, a partir da estação Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, com embarque de hora em hora. Nos dois casos, a tarifa custa R$ 5.
O problema é que os terminais do aeroporto ficam a cerca de 2,5 km da estação da CPTM, o que obriga os usuários a pegarem um dos ônibus gratuitos cedidos pela GRU Airport para completar o deslocamento.
A obra, que está em fase de acabamento e limpeza, contempla a construção de uma estação em cada um dos três terminais de passageiros do aeroporto e uma estação junto à da CPTM.
A instalação de vigas, cuja altura varia de 4 metros a 11 metros, começou em 2022, após autorização do TCU (Tribunal de Contas da União). Cada uma pesa 136 toneladas e tem 30 metros de comprimento.
O custo total foi estimado no ano passado em R$ 301 milhões. O pagamento será custeado com recursos da outorga da concessionária.
No anúncio do início das obras, o então governador João Doria (hoje sem partido, na época no PSDB) disse ser “bizarra” a desconexão entre a linha 13-jade com o aeroporto de Cumbica.
“Não faz sentido transporte público que não leva até o aeroporto. É tão bizarro que é difícil acreditar que isso tenha sido feito no estado de São Paulo”, disse Doria.
A estação de trem nas imediações do aeroporto foi inaugurada pelo então governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin (na época no PSDB e hoje no PSB) dias antes de ele deixar o Palácio dos Bandeirantes para disputar a Presidência da República, em 2018, mas sem chegar a Cumbica.
A estação Aeroporto-Guarulhos chegou a ser prometida para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e foi entregue a 75 dias da competição, só que a da Rússia, em 2018.