Um trem da linha 9-Esmeralda foi pichado na manhã desta terça-feira, 19 de abril de 2022.
O vandalismo foi em um dos carros (chamados popularmente de vagões).
No início da tarde, o trem foi deslocado para estação Júlio Prestes para a remoção da tinta.
Não houve impactos na operação geral da linha, mas ações como esta sempre acabam prejudicando os passageiros, já que a composição teve de ficar indisponível para a operação até a conclusão da limpeza.
Os autores não foram identificados.
A composição passou por perícia
A pichação é considerada como crime ambiental, de acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais). A pena pode chegar de 03 meses a 01 ano de detenção, e multa nos casos de patrimônios e serviços públicos.
Grafite não se enquadra nesta tipificação, mas deve haver consentimento seja do poder público ou proprietário de um bem particular.
Em nota, a ViaMobilidade informou que a ação de vandalismo ocorreu na estação João Dias.
A ViaMobilidade informa que um trem da linha 9-Esmeralda foi vandalizado na estação João Dias. O trem foi retirado de operação e aguarda perícia, e após análise, passará por serviço de remoção da tinta aplicada. A pichação é considerada crime, de acordo com o artigo 65 da Lei 12.408/2011 e é passível de detenção de 3 meses a 1 ano e multa. A concessionária afirma ainda que ações de vandalismo retiram trens de circulação e prejudicam muito a mobilidade de passageiros.
19/04/2022 – Diário do transporte