Levantamento mostra aumento de 4,4% na circulação de usuários nos sistemas de trilhos em relação ao mesmo período de 2023
10/09/2024 – Diário do Transporte
Os sistemas metroferroviários brasileiros transportaram 1,25 bilhão de pessoas nos primeiros seis meses de 2024, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Balanço do Setor Metroferroviário da ANPTrilhos. O levantamento abrange metrôs, trens urbanos, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e people movers.
Apesar do crescimento, Joubert Flores, presidente do Conselho Administrativo da ANPTrilhos, destaca que o setor ainda não recuperou a demanda pré-pandemia. “O trabalho híbrido e remoto mudou os hábitos de muitos passageiros, além de outros fatores, como o uso crescente de veículos privados e o aumento das compras online, que reduziram a necessidade de deslocamentos.”
Enquanto alguns estados, como o Rio Grande do Sul, enfrentaram quedas significativas no número de passageiros devido a enchentes, que paralisaram o transporte por 27 dias, outras regiões, como Paraíba e Piauí, enfrentaram problemas relacionados à requalificação de sistemas e evasão de passageiros.
Por outro lado, o semestre também trouxe avanços. A rede foi expandida em 1,5 km, com a inauguração de novas estações, incluindo a Estação Várzea Nova na Região Metropolitana de João Pessoa e a Linha 4-Laranja do VLT no Rio de Janeiro.
Para o restante de 2024, estão previstas mais inaugurações, como o People Mover do Aeroporto de Guarulhos e a expansão da Linha 9-Esmeralda em São Paulo.