“Implantação Fablab na CPTM e a cultura maker no setor metro ferroviário – CPTM” foi o vencedor de uma das três categorias do prêmio
O artigo “Implantação Fablab na CPTM e a cultura maker no setor metro ferroviário – CPTM”, de Sarah de Sá Fernandes, Rodrigo dos Santos Nóbrega e Maicon Satiro de Oliveira, foi o vencedor de uma das três categorias do 10º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários, entregue nesta segunda-feira (11/09) na abertura da 29ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, promovida pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (AEAMESP).
O trabalho abordou o primeiro FabLab (Laboratório de Fabricação) do setor Ferroviário do Brasil, um espaço destinado a profissionais de diversas áreas da companhia para a concretização de projetos direcionado à digitalização e transformação digital. A CPTM foi a primeira companhia do setor ferroviário do país a ter atividades de oficinas e cursos com acesso a ferramentas digitais, como cortadoras de vinil, laser, impressoras 3D (impressão de objetos) e fresadoras para cortar ou desbastar madeira, plásticos e isopor.
O prêmio é promovido pela ANPTrilhos e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em parceria com a AEAMESP, com o objetivo de estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos e reconhecer os melhores trabalhos por sua qualidade técnica, ineditismo e aplicabilidade no setor metroferroviário.
O vencedor em cada uma delas recebe um prêmio no valor de R$ 7 mil. Os artigos selecionados para desenvolvimento serão todos apresentados durante a Semana de Tecnologia, e entre eles estão dois artigos de colaboradores da CPTM que serão apresentados nos dias subsequentes e inclui o trabalho vencedor.
Além do artigo sobre o Fablab, William Bossas Paulino concorreu em outra categoria com a artigo “Cartas de Controle EWMA para monitoramento do headway praticado pelas linhas CPTM – CPTM”.
Sobre a Semana de Tecnologia Metroferroviária
Com o tema “A Inovação dos Transportes Passa Pelos Trilhos”, o evento – que tem como objetivo estimular o desenvolvimento do setor de transportes de passageiros sobre trilhos no Brasil – terá apresentação dos trabalhos técnicos, painéis temáticos, seminários, workshops e estandes virtuais, de forma a alcançar todo o público do Brasil e do exterior.
“Esse é um dos mais importantes eventos do setor metroferroviário do Brasil e as ideias discutidas nestes dias nos darão um direcionamento sobre o futuro desse setor tão fundamental para o desenvolvimento não apenas das cidades, mas de todo o país”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
A CPTM estará presente no evento, em painéis e palestras que mostrarão todo a experiência da CPTM em inovação e conhecimento. Na terça-feira (12/09) Fernando Boselli, do Departamento de Consistência e Inovação de Projetos falará sobre o sistema BIM (Building Information Modeling) na elaboração de projetos. O BIM, que pode ser traduzido como Modelagem da Informação da Construção, é um conceito que conjuga processos e ferramentas tecnológicas, visando a organização e o gerenciamento da informação utilizada durante todo o ciclo de vida de uma edificação, incluindo concepção, construção, gerenciamento e manutenção.
Também em 12/09 o Gerente de Novos Negócios da CPTM, Victor Alexandre Perina, será um dos participantes do painel Panorama das Receitas não Tarifadas no Metrô-SP e CPTM. No dia seguinte (13/09) o Painel Turismo e Memória Metroferroviários terá a participação de Luiz Otávio Libério, da Gerência de Novos Negócios, e o Gerente de Manutenção da companhia, Wilson Nagy Nopretto falará sobre A Evolução Tecnológica e Gerencial dos Centros de Controle. Já Giovana Cristina Franco de Oliveira, do Departamento de Projetos de Instalações e Sistemas (DEPS) apresentará o trabalho “Desenvolvimento interno de projetos de sistemas fotovoltaicos na CPTM”.
No último dia de evento (14/09) haverá a participação de William Bossas Paulino, da Gerência Geral de Operação (GOO), que abordará o tema “Cartas de Controle EWMA para monitoramento do headway praticado pelas linhas CPTM”, assim como Fernando Boselli se apresentará novamente com o tema “Levantamento aerofotogramétrico para projetos ferroviários: extensão da Linha 13-Jade da CPTM”.
Além disso, o painel Trens de Alta Velocidade e Intercidades terá a contribuição de José Augusto Bissacot, Chefe da Assessoria de Concessões e Parcerias. Por fim, Sarah de Sá Fernandes, da Diretoria de Operação e Manutenção, apresentará a palestra “Implantação Fablab na CPTM e a cultura maker no setor metro ferroviário”, mostrando o trabalho vencedor.
Sobre a AEAMESP
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – AEAMESP, fundada em 14 de setembro de 1990, é uma entidade de fins não econômicos que agrega engenheiros, arquitetos, geólogos e outros profissionais de nível superior, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREAs e de Arquitetura e Urbanismo – CAUs.
Sobre a ANPTrilhos
Fundada em 28 de agosto de 2010, a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que reúne os operadores de sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos de todo o Brasil e parte da indústria metroferroviária brasileira. Com uma visão integrada entre operadores, indústrias e entidades do setor, a ANPTrilhos busca trabalhar soluções que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana, considerando a realidade e às necessidades das diversas cidades brasileiras.
Sobre a CBTU
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU é uma empresa pública de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com sede na cidade de Brasília e vinculada ao Ministério das Cidades. Atua na gestão e promoção do transporte metroferroviário urbano nas regiões metropolitanas de João Pessoa, Maceió, Natal e Recife, bem como realiza consultoria de desenvolvimento de projetos metroferroviários em todo o Brasil.
11/09/2023 – CPTM