Thales está trabalhando para tornar os trens mais inteligentes e otimizar o tráfego ferroviário para reduzir seu consumo de energia em 30%

A Thales apresenta seu novo relatório técnico: Decarbonizing Transport, the case for Railway

Com novos recordes de temperatura e condições climáticas extremas, as mudanças climáticas representam uma ameaça real e crescente. As ferrovias têm um papel essencial no combate aos riscos da mudança climática, ao mesmo tempo em que sustentam a economia e conectam as pessoas.

Embora as emissões do transporte em geral na Europa1 tenham aumentado 29% nas últimas três décadas, as emissões ferroviárias caíram drasticamente, apesar do aumento do número de passageiros e do volume de carga. O frete ferroviário é quase nove vezes menos poluente do que o frete rodoviário. As viagens de passageiros por meio ferroviário também apresentam emissões muito mais baixas do que as produzidas em viagens equivalentes usando outros meios de transporte.

A Thales está desenvolvendo sistemas de Inteligência Artificial (IA) complexos que consomem menos energia e promovem a inteligência artificial ecologicamente responsável baseada no aprendizado e no conhecimento.

Os sistemas de consultoria de motorista (GreenSpeedTM), os sistemas de gerenciamento de tráfego (TMS) e os sistemas de gestão de operação automática de metrôs (GreenCBTC) e trens autônomos (RailBot TM) otimizam o consumo de energia por meio de estratégias de direção cuidadosamente definidas e pelo cálculo de perfis ideais de aceleração e frenagem em tempo real.

A previsão de incidentes na rede também é um fator importante na redução das paradas inesperadas de trens provocadas por obstáculos nos trilhos. Equipados com sensores conectados de alto desempenho, trens ou metrôs poderão detectar qualquer obstáculo não apenas em seus próprios trilhos, mas, também, em trilhos paralelos, para informar automaticamente as equipes da via, planejar o trabalho no local ou até mesmo resolver o problema remotamente, ajudando a economizar energia.

Os sistemas de supervisão das estações analisarão o consumo de energia em tempo real. Seus sensores determinarão as necessidades exatas de energia de acordo com o fluxo de passageiros. Assim, os sistemas garantirão, por exemplo, que o consumo de energia esteja de acordo com as necessidades e com os níveis esperados de desempenho, sem sacrificar o conforto dos passageiros. Podemos supor legitimamente que a densificação do fluxo de passageiros reduzirá o número de viagens de carros de passeio, os quais consomem mais energia (tanto em termos de carbono gerado por pessoa como por quilômetro percorrido) do que os trens, que continuam sendo um meio de transporte muito ecológico.

O relatório técnico atual apresenta a estratégia ecologicamente responsável da Thales no mundo dos transportes. Em primeiro lugar, o relatório descreve a posição das ferrovias no cenário atual do transporte. Em seguida, o relatório considera como as ferrovias podem atrair e absorver mais tráfego. E, por fim, o relatório examina como a IA e as ferramentas digitais podem ser usadas para permitir a expansão do setor ferroviário. Para conferir o relatório, clique aqui.

1 Tracking Transport 2020. IEA. Maio 2020, https://www.iea.org/reports/tracking-transport-2020

26/11/2020 – Thales