A partir de 15 de junho, o Metrô BH vai iniciar a circulação de dois trens equipados com Wi-fi gratuito. As composições também estarão plotadas com a nova marca, Metrô BH. A implantação total deste sistema está prevista para o final de julho, tanto nas estações, quanto nos trens.
O novo sistema de conexão à Internet terá tecnologia 4G+ com o objetivo de proporcionar uma experiência única de conectividade aos clientes do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Além do serviço de Wi-Fi, os equipamentos possuem outras facilidades que trarão maior precisão e eficiência do serviço prestado à população mineira. Embarcaremos soluções digitais em nossos processos que serão percebidas pelos usuários em pouco tempo!
Visamos tratar a mobilidade urbana com um olhar inovador, investindo em novas tecnologias e transformando a viagem do cliente em uma experiência única.
Metrô BH, todos os dias, conectando pessoas!
Em teste: aplicação da nova marca e Wi-fi nas estações e trens.
Inovação em curso: O Metrô BH, empresa do Grupo Comporte, é a concessionária responsável pela modernização e expansão da Linha 1, bem como a implantação da Linha 2 do serviço de transporte sobre trilhos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Desde março de 2023, cuidamos da gestão, operação e manutenção do sistema.
Para realizar as inovações, o investimento previsto é de R$3,7 bilhões. As intervenções envolvem reformas de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas de sistemas, como os de controle e segurança dos trens, via permanente e estações, iluminação, hidráulico, entre outros, resultando em melhoria na qualidade de prestação de serviço ao usuário, mais conforto, acessibilidade, segurança e regularidade nas viagens.
O projeto de revitalização das 19 estações da Linha 1 já está em andamento e as obras começarão em setembro. A primeira estação a receber intervenções será Lagoinha, além do Pátio de Manutenção São Gabriel.
• 10 estações serão reformadas até 2025, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.
• 9 estações serão revitalizadas até 2026, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.
• A nova estação da linha 1, Novo Eldorado, será implantada em 2026.
• Até 2029, as 7 estações da Linha 2 estarão em operação.
Atualmente, o metrô da RMBH possui a Linha 1, que compreende 19 estações, ao longo de 28,1 km de extensão, interligando as cidades de Belo Horizonte e Contagem. A Linha 2 contará com mais 10,5 km de extensão. Após os investimentos, o sistema tem potencial para beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente.
29/05/2023 – Metrô BH