Mais um grande passo para transformar Salvador na capital brasileira com a melhor mobilidade urbana do país está concluído com a entrega, pelo governador Rui Costa, do Terminal de Integração Acesso Norte, próximo à Rótula do Abacaxi. O novo equipamento recebe ônibus de diversos bairros da capital e ainda de Mata de São João, Candeias, Dias DÁvila e Madre de Deus, na região metropolitana. Com a solenidade realizada nesta segunda-feira (11), os soteropolitanos já contam com dois terminais de integração. O primeiro a funcionar foi o da Estação Retiro.
Segundo Rui, o próximo terminal de integração a ser entregue é o de Pirajá, até o final do mês. “A população vai chegar ao seu destino de forma mais segura, protegida do sol e da chuva, com informação precisa nas estações de que horas vai chegar o ônibus ou o metrĔ. O governador ainda informou que a integração com a região metropolitana também já está em andamento.
“Cem por cento dos ônibus que vêm dessas cidades ficarão nas estações de entrada. Atualmente ficam no Bom Juá, em breve ficarão em Pirajá, e quando as estações de Águas Claras e Cajazeiras estiverem prontas, todos os ônibus que venham pela BR ficarão nesses terminais. Futuramente, na Linha 2, os que vierem de Lauro de Freitas e Simões Filho ficarão na Estação de Mussurunga. Com isso nós vamos melhorar muito o trânsito na capital e a rapidez com que as pessoas que vêm dessas cidades chegam ao seu destino”, afirmou.
Estrutura
Localizado próximo à Rótula do Abacaxi, com cerca de cinco mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber 70 mil usuários, por dia, o novo terminal recebe inicialmente sete linhas de ônibus metropolitanas e urbanas. O terminal de ônibus funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h, e aos sábados, das 5h30 às 14h30. Gradualmente, o horário será ampliado conforme o funcionamento do metrô.
A dona de casa Zenóbia Barbosa, 62 anos, utiliza tanto o ônibus como o metrô. “Vou sempre para Lapa, para o shopping e [a integração] facilitou muito. É um dinheiro só para a gente se deslocar para vários lugares. E aqui tem mais segurança também, a gente fica dentro da estação, não enfrenta a rua”.
O terminal está diretamente ligado à Estação Acesso Norte Linha 1 e à futura Estação Acesso Norte Linha 2 do metrô, através de uma passarela de interligação que será acessada por rampa, escada fixa e escada rolante. Para garantir a segurança dos usuários, o terminal conta com 30 colaboradores diretos e terceirizados e 24 câmeras de monitoramento, que são interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia.
De acordo com o presidente da CCR Metrô Bahia, Luiz Valença, o sistema já transportou cerca de 95 mil passageiros pagantes desde que começou a operar comercialmente, no último dia 2. “Investir na Bahia foi um bom negócio, um grande investimento, estamos aplicando aqui cerca de R$ 4 bilhões para resolver o problema de trânsito em Salvador. As ruas não cabem mais, estamos tirando os ônibus que vão servir apenas como sistema alimentador”.