Tecnologia e praticidade garantem facilidade na compra de créditos para usar o metrô em Salvador

Projeto de modernização das opções de meios de pagamento para os clientes tem avançado e foi inclusive premiado nacionalmente. Opções vão de PIX até aplicativo de banco.

A pandemia acelerou uma tendência para quem utiliza o metrô diariamente, a garantia de mais facilidade na hora de comprar os créditos. No Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, 78% do total de passagens adquiridas já ocorre fora das bilheterias. Além das máquinas de autoatendimento e dos mais de 2 mil estabelecimentos da rede credenciada, a CCR Metrô Bahia introduziu recentemente as opções de pagamento via PIX e aplicativo do Banco do Brasil.

O projeto foi, inclusive, premiado nacionalmente. A modernização das opções de meios de pagamento para os clientes da CCR Metrô Bahia venceu uma das categorias do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, realizado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).

Colocar créditos no cartão do metrô é rotina para os milhares de passageiros que usam o modal diariamente. O que tem se transformado são as opções para resolver essa demanda utilizando o celular, sem precisar esperar chegar nas estações ou pegar filas. A Rede Credenciada reúne mais de 2 mil pontos entre farmácias, restaurantes e outros estabelecimentos, o que facilita a vida de quem já frequenta esses locais e pode aproveitar para recarregar o cartão. Já as máquinas de autoatendimento estão espalhadas por todas as estações, com a opção de inserir créditos utilizando cartão ou dinheiro, algumas até com a opção de troco para o cliente.

Quem prefere resolver tudo pelo celular tem a opção de usar os aplicativos RecargaPay ou Quicko, este último inclusive com a opção de pagamento via PIX. Os clientes do Banco do Brasil podem fazer a recarga direto pelo app do banco, tendência que deve chegar num futuro próximo para outras instituições financeiras. A carga adquirida por esses meios precisa ser ativada antes da utilização no validador de consulta e carga presente em todas as estações, antes de se dirigir às catracas de acesso. Esse processo é muito mais rápido do que a fila dos caixas ou das máquinas de autoatendimento. “Essa é uma tendência que visa facilitar a experiência do nosso cliente e tornar mais prática a utilização do Metrô, trazendo inovação e tecnologia para mobilidade urbana, dando mais segurança e conforto, principalmente em tempos de pandemia”, analisa Frederico Pimentel, coordenador de arrecadação da CCR Metrô Bahia.

22/09/2021 – CCR Metrô Bahia

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