O Tatuzão, equipamento que constrói os túneis do metrô na Zona Sul do Rio, terminou na manhã deste domingo (10) a escavação dos túneis da Linha 4 do Metrô, entre Ipanema e Barra da Tijuca, conhecido como o trecho olímpico. O equipamento perfurou a última parede de rocha no Alto Leblon ligando as zonas Sul e Oeste da cidade. As obras de implantação da Linha 4 do Metrô chegam a 92,5% de conclusão e serão inauguradas em julho de 2016.
De acordo com o consórcio Linha 4, neste trecho ainda falta instalar um quilômetro de trilhos. Os outros 22 quilômetros já foram foram colocados. O governador Luiz Fernando Pezão, em sua página nas redes sociais, comemorou o fim das escavações entre os túneis dos trechos sul e oeste.
“Hoje recebemos uma grande noticia! O Tatuzão rompeu a última parede e uniu os túneis das zonas Oeste e Sul da Linha 4 do metrô. Mais uma etapa vencida! Parabéns aos quase 10 mil trabalhadores, responsáveis pela construção dessa grande obra, que em breve a população vai usufruir! “, escreveu Pezão.
O Tatuzão agora será posicionado e preparado para reiniciar a escavação até a Gávea no segundo semestre, após a inauguração do trecho Barra para Ipanema. O equipamento foi construído sob medida para operar no solo carioca – uma mistura de rocha, areia e água. Este é o maior Tatuzão utilizado na América Latina.
O equipamento tem mais de 11 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares, e pesa 27 mil toneladas. O equipamento escava a 12 metros de profundidade, sempre pelo leito das ruas, minimizando o impacto das escavações para o entorno.
O secretário de estado de Transportes, Rodrigo Vieira, acompanhou o fim da escavação neste domingo. ” É uma emoção especial ver e a chegada do Tatuzão. Trabalhamos muito, desde 2010, nesse projeto e acompanhamos a escavação do trecho sul, que partiu de Ipanema, em 2012, atravessou todo o bairro, passou por Jardim de Alah e Leblon, e agora chega ao seu destino final”, disse.
Em 2014, quando fazia operações em Ipanema, o “Tatuzão” parou de funcionar durantes seis meses após a afundamento de solo na altura do número 138, da rua Barão da Torre. Na época, moradores da rua ficaram apreensivos com a retomada das obras.
Estações quase prontas
Todas as cinco estações que estarão em operação antes dos Jogos Olímpicos (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico) estão em fase de acabamento e já contam com acessos de passageiros. As escadas rolantes e elevadores também estão em testes em algumas estações.
Em janeiro, os sistemas operacionais começaram a ser verificados: as avaliações de sinalização nos túneis, equipamentos de controle e até a energização das vias já ocorrem por fases. Na ponte estaiada, na Barra da Tijuca, a próxima etapa será a iluminação cenográfica, assinada por Peter Gasper.
Este é único trecho onde os trens da Linha 4 poderão ser vistos fora do subterrâneo. A ponte, com 320 metros de comprimento e dois pilares de 72 metros de altura, ligará os túneis escavados em rocha à Estação Jardim Oceânico.
300 mil pessoas por dia
A Linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, com previsão de retirar dass ruas cerca de 2 mil carros por hora. Serão 15 novos trens, que já circulam com passageiros nas linhas 1 e 2.