Equipamento utilizado na Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, o Tunnel Boring Machine (TBM), o conhecido como “Tatuzão”, começará a escavação de seu último trecho em 15 dias. O anúncio foi feito pelo governador Luiz Fernando Pezão, que visitou as obras da estação Antero de Quental.
“Estamos chegando na última etapa das escavações da Linha 4. Esse é um momento para reafirmarmos o nosso compromisso com a execução dessa obra no prazo e agradecermos o empenho dos 9,7 mil trabalhadores que estão transformando esse sonho em realidade”, disse o governador.
A escavação será feita em duas etapas entre as estações Antero de Quental e o Alto Leblon. A primeira terá 400 metros e compreenderá o trecho entre a Praça Antero de Quental e a Avenida Visconde de Albuquerque, onde foi construído um poço para acesso ao ‘Tatuzão’. Para fazer a perfuração, a parte frontal do equipamento será substituída para permitir a escavação em rocha. No segundo trecho, 300 metros, a obra será feita da Avenida Visconde de Albuquerque até o Alto Leblon, na altura da Rua Igarapava. A finalização será feita com a conexão do túnel da Barra da Tijuca
“A Linha 4 do Metrô é o maior desafio e o maior legado de mobilidade dos Jogos Olímpicos. Entramos com confiança na reta final das obras de engenharia, porém manteremos a atenção redobrada até a abertura da Linha 4, no dia 1° de julho de 2016”, disse Carlos Osorio, secretário de Transportes.
O “Tatuzão” iniciou suas escavações na Estação General Osorio, cuja extensão já recebeu trilhos. O equipamento já perfurou 2,5 quilômetros de túneis pela Zona Sul do Rio de Janeiro.
A Linha 4 do Metrô terá seis estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. Ao todo, serão 16 quilômetros de extensão. A inauguração está prevista para o ano que vem.