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Tatuzão da Linha 2-Verde de SP inicia nova etapa de escavação

Maior tuneladora da América Latina volta hoje a escavar com destino à futura estação Anália Franco

25/03/2024 – Metrô de São Paulo

O maior Tatuzão da América Latina, que constrói os túneis da ampliação da Linha 2-Verde do Metrô, retoma nesta segunda-feira (25) suas atividades, iniciando a etapa de escavação até a futura estação Anália Franco.

Após construir o primeiro trecho de túnel, com 654 metros de extensão, a “Cora Coralina”, apelido da tuneladora, está partindo do canteiro da Vila Formosa para escavar e instalar os anéis de concreto em cerca de 800 metros até Anália Franco, passando antes pelo VSE Coxim, que é um poço intermediário para ventilação e saída de emergência.

Essa tuneladora tem capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. Ao todo, até 150 pessoas trabalham diretamente em sua operação, que ocorre em três turnos diários, envolvendo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas, por exemplo.

A máquina tem cerca de 100 metros de comprimento e 500 toneladas para escavar e revestir com anéis de concreto a extensão de 7,5 km de túneis. Essa estrutura é composta também pelo chamado “backup”, que é a estrutura de apoio do Tatuzão, composta por esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.

Ampliação da Linha 2-Verde

Com investimento exclusivo do Governo de São Paulo, na ordem de R$ 13,4 bilhões, a ampliação da Linha 2-Verde ocorre entre a Vila Prudente e a Penha, para construir mais 8,4 km (sendo 8 km operacionais) de vias e oito novas estações, cruzando a zona leste de São Paulo. A meta é concluir a primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está previsto para 2027. Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros nas demais linhas de metrô e trem, trazendo mais conforto às pessoas.

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