A tuneladora Maria Leopoldina, equipamento mais conhecido como Tatuzão, chegou no último sábado (30/09) à futura Estação Perdizes da Linha 6-Laranja de São Paulo, que está sendo construída pela Acciona e será operada pela Concessionária Linha Uni. A ANPTrilhos participou do evento, que contou com a presença do Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes; do Presidente da Linha Uni, Jaime Juraszek; do Diretor da Acciona no Brasil, André De Angelo; autoridades; executivos e funcionários da construtora e da operadora.
Perdizes é o quarto ponto de parada do tatuzão sul, que permitirá a ligação da estação aos outros poços de ventilação e paradas da Linha 6-Laranja. Para chegar até o local, o equipamento já perfurou um trecho de cerca de 3,5 km de extensão e permitiu a instalação de aproximadamente 1.650 anéis de concreto para revestimento do túnel. O próximo destino será a estação PUC-Cardoso de Almeida.
Para operação do tatuzão, são necessárias cerca de 50 pessoas em três turnos de trabalho. A tuneladora pesa 2 mil toneladas, com 10,61 metros de diâmetro e 109 metros de extensão, e conta com refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para retirada do material escavado, cabine de comando e equipamentos auxiliares.
Para a construção da estação Perdizes, foram escavados até agora mais de 135,9 mil m³ de solo, com utilização de 47,1 mil m³ de concreto. Atualmente, as obras estão com 39,5% de execução, gerando cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos.
Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai ligar o bairro da Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha vai atravessar diversos bairros, onde se localizam algumas das principais universidades da capital paulista. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária. As obras estão em execução pela área de construção do grupo Acciona, acionista do projeto, com geração de mais de 9 mil empregos. Após a conclusão, a nova linha de metrô paulistana será operada pela Linha Uni por 19 anos.
Veja no vídeo o momento que a máquina chegou na futura estação:
Com informações do Governo do Estado de São Paulo