A Agetransp, agência que regula os transportes no Rio de Janeiro, decidiu nesta segunda-feira, 12 de julho de 2021, por meio de sessão regulatória extraordinária do Conselho-Diretor, que vai manter a tarifa dos trens da Supervia em R$ 5.
De acordo com a agência reguladora, foi aberto processo regulatório para tratar a negociação entre a concessionária e o Governo do Estado, a respeito dos prazos para elaboração de nova metodologia de reajuste de tarifa e eventuais compensações para a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro da concessão.
Ainda segundo a Agetransp, no voto, o conselheiro-presidente Murilo Leal alegou que a decisão teve o objetivo de assegurar o interesse público e evitar possíveis prejuízos aos passageiros, com a tarifa no valor de R$ 5,90, como pleiteava a SuperVia.
Como mostrou o Diário do Transporte, o reajuste estava previsto para em 1º de julho de 2021.
O aumento deveria ter acontecido em fevereiro deste ano, mas foi adiado por conta da pandemia de covid-19. Em paralelo a isto, a operadora do transporte ferroviário vem alegando prejuízos milionários com perda de receita em razão da diminuição do fluxo de passageiros no período pandêmico e por ações de vandalismo, como os frequentes furtos de cabos.
12/07/2021 – Diário do Transporte