Entenda como funciona cada caso para viajar com seu parceiro
Você já ouviu falar em cão de assistência, apoio ou suporte emocional? É o caso do Rudá, nosso “aumigo” aí da foto e companheiro da Daniele Cristo, usuária do VLT.
Assim como os cães-guia, os cães de suporte emocional fazem parte da rotina de seus donos e passam por treinamentos que reforçam a importância de seu companheirismo com adestramento específico para serem animais de suporte emocional.
Após o período de preparação eles são certificados e auxiliam seus donos no dia a dia, atuando como parceiros, por exemplo, em episódios de depressão e/ou ansiedade.
No VLT, a autorização para circulação desses pets veio com base na Lei Estadual Nº 7.893/2018. Ela trata de cães de assistência no mesmo escopo de cães-guia, que auxiliam pessoas com deficiência visual, ampliando o tema para questões de apoio psicológico e mental.
Além de identificação e atestado médico do usuário, o certificado de adestramento e carteira de vacinação do cão em dia são fundamentais para a liberação. Para facilitar a identificação, após receber esta documentação, o VLT forneceu inclusive um crachá para que o nosso companheiro viaje tranquilo nas composições.
Vale lembrar que, exceto estas situações previstas em lei, o transporte de animais de pequeno porte no VLT deve ser realizado em caixas de transporte adequadas, conforme aponta a Lei Municipal 6.813/2020.
23/08/2021 – VLT Carioca