Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

SuperVia realiza 9ª edição de campanha para conscientização da população com o objetivo de reduzir acidentes nos cruzamentos com rodovias

Carros de som e redes sociais da SuperVia levarão mensagens importantes à população

A SuperVia começou, hoje, a 9ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível, que tem como objetivo conscientizar a população lindeira a fim de reduzir o número de acidentes nos cruzamentos oficiais entre rodovias e a malha ferroviária.

Ainda que os maquinistas adotem medidas preventivas, como redução da velocidade e acionamento da buzina, em 2020, a concessionária registrou 34 colisões, situações em que motoristas desrespeitaram a sinalização oficial dos cruzamentos da linha férrea com ruas e a preferência de travessia dos veículos que se deslocam sobre trilhos, prevista no Código de Trânsito Brasileiro. Esse número representa uma redução de 24% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 45 casos. No entanto, de janeiro a março de 2021, já foram contabilizados 7 abalroamentos, o que representa 20,5% do total de casos de 2020. Além do risco à vida, esses acidentes, por vezes, também representam transtornos à operação ferroviária.

ANO QUANTIDADE DE COLISÕES
2019 45
2020 34
2021
(janeiro a março) 7

Para a 9ª edição, por conta da pandemia causada pelo coronavírus e pela necessidade de isolamento social e manutenção dos cuidados necessários para evitar eventual contágio, a SuperVia precisou fazer adaptações nas ações: a campanha contará com reforço da divulgação no ambiente digital, com publicações de conteúdos educativos nos perfis da concessionária nas redes sociais; execução de jingle em rádio por trinta dias; e a circulação de carros de som transmitindo jingle e áudios com as orientações de como motoristas e pedestres devem proceder ao cruzar a linha férrea.

Por quatro dias (28, 29 e 30 de abril e 01 de maio), os carros de som vão circular não só nas imediações das 14 passagens em nível oficiais com maior incidência de abalroamentos, mas também nas principais vias que margeiam a linha férrea dos ramais Saracuruna, Japeri e Belford Roxo e das extensões Guapimirim, Vila Inhomirim e Paracambi. Os trajetos englobam passagens em nível oficiais, as estações mais próximas, e praças e ruas no entorno de cada cruzamento .

“Pare, olhe e escute”: trens pesam 400 toneladas e têm prioridade

O objetivo da campanha é mostrar aos motoristas e pedestres que o respeito às normas de segurança é fundamental para a prevenção de acidentes. Devido ao peso do trem, que pode ser superior a 400 toneladas, a distância de frenagem é relativamente grande. Se uma composição estiver, por exemplo, a 80 km/h, pode percorrer até 300 metros depois do acionamento do freio de emergência. Por medida de segurança, a SuperVia adota a velocidade reduzida de 30 km/h nas passagens em nível, e instrui seus maquinistas a acionar as buzinas ao cruzar esses locais, mas, ainda assim, nesta velocidade o trem percorre cerca de 60 metros devido ao seu peso, o que pode inviabilizar a parada em tempo hábil para evitar a colisão. A orientação para os motoristas e pedestres é sempre parar, olhar e escutar antes de seguir.

Atualmente, a SuperVia contabiliza 37 passagens em nível oficiais, devidamente sinalizadas e de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A concessionária ainda mantém, nas PNs ativas, a sinalização sonora e visual em perfeito funcionamento.

28/04/2021 – SuperVia

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email