Desde 2015, a concessionária registrou 109 abalroamentos de veículos com trens em passagens em nível do sistema ferroviário
O ano ainda não terminou, mas a SuperVia já registra um dado alarmante: cresceu 37,5% em relação a todo o ano passado o número de abalroamentos de veículos, ônibus e caminhões com os trens nos cruzamentos da linha férrea com rodovias. De janeiro a novembro deste ano, a concessionária registrou 44 casos de abalroamentos, contra 32 casos ao longo de 2016. Já em 2015, foram 33 ocorrências. Com o objetivo reduzir esses casos de desrespeito às normas de segurança, a SuperVia realiza, a partir desta segunda-feira, a 6ª edição da Campanha de Segurança nas Passagens em Nível.
Durante dez dias, integrantes da concessionária percorrerão as principais passagens em nível oficiais do sistema ferroviário para realizar o trabalho de conscientização. Haverá distribuição de panfletos, esclarecimento de dúvidas sobre leis de trânsito e orientação sobre a importância do respeito à sinalização nesses locais, ressaltando os cuidados necessários para evitar acidentes.
“No fim do ano, os índices de acidentes costumam aumentar, por isso intensificamos nossa atuação com a Campanha de Segurança nas Passagens em Nível. A imprudência é a causa de muitas ocorrências e a prevenção de acidentes também depende da população”, explica Maria Dulce de Castro, gerente de Segurança e Auditoria do Tráfego.
Atualmente, a SuperVia contabiliza 38 passagens em nível oficiais, devidamente sinalizadas e de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que prevê a instalação da Cruz de Santo André. A concessionária ainda mantém sinalização sonora e visual em perfeito funcionamento. Além delas, a concessionária estima que existam cerca de 180 passagens clandestinas, que são fechadas regularmente pela SuperVia mas, muitas delas, reabertas logo em seguida.
Informações:
– De acordo como o Artigo 212 da Lei 9503/97, veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais. Este é o mesmo artigo que diz que se deve parar, olhar e escutar antes de atravessar a via férrea.
– Após ter o freio acionado, um trem que circula a 80 km/h percorre quase 400 metros até parar totalmente. Se a composição estiver a 30 km/h, a distância percorrida é de pelo menos 60 metros.