A SuperVia iniciou, nesta segunda-feira (3/10), as atividades da Escola de Formação de Maquinistas, iniciativa inédita da concessionária em parceria com a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro). O curso ofereceu 100 vagas, mas a procura pela Escola surpreendeu: foram mais de 17 mil inscritos para disputar as oportunidades que vão garantir a formação em conhecimentos ferroviários para quatro turmas simultâneas e em dois horários distintos.

O curso tem duração de quatro meses e as aulas estão sendo ministradas presencialmente por especialistas da Firjan.

Nesta semana, as aulas começaram para duas turmas; já para as outras duas, o início será em 17 de outubro. “Minha expectativa em relação às aulas é de ser imerso em um universo totalmente diferente daquilo que vivencio todos os dias. Aprender tudo que envolve a ferrovia e suas nuances, algo que sempre me fascinou”, conta o aluno Alexandre Glacis Garcia da Silva, 32 anos, que estuda Engenharia Elétrica na UERJ. Ao final das aulas, e a depender das vagas disponíveis, os formandos poderão ser incorporados ao time de colaboradores da SuperVia e iniciar os treinamentos práticos na concessionária. Eles também estarão aptos a trabalhar em outras empresas de transporte por trilhos.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa. Queremos, cada vez mais, ampliar o papel social da SuperVia e aproveitar a grande expertise da concessionária na formação de seus próprios profissionais. Esse curso faz parte da nossa busca permanente por pensar novas formas de estimular competências educacionais e sociais dentro da sociedade”, diz Kelly Coelho, gerente executiva de RH, Comunicação, Segurança do Trabalho e Facilities da SuperVia.

A SuperVia atende os bairros da capital do Estado do Rio e mais 11 municípios da Baixada Fluminense. O sistema ferroviário é composto por 270 quilômetros de via férrea, divididos em cinco ramais (Japeri, Santa Cruz, Deodoro, Belford Roxo e Saracuruna) e três extensões (Paracambi, Guapimirim e Vila Inhomirim), totalizando 104 estações. A concessionária tem como meta ampliar o uso de tecnologia e novos procedimentos para melhorar a experiência e o relacionamento com os passageiros.

“As informações contidas neste e-mail, inclusive nos seus anexos, são confidenciais, protegidas legalmente e só podem ser utilizadas com exclusividade pelo seu destinatário. São proibidas a divulgação, cópia e distribuição desta mensagem por quem a recebeu por erro e poderá ser considerado ato ilegal. O seu conteúdo é de responsabilidade do autor. Se você não for o verdadeiro destinatário deste e-mail deverá avisar ao remetente e excluir de seu computador. Grato pela compreensão e cumprimento de nossa Política de Segurança.”

05/10/2022 – SuperVia