Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

SuperVia entrega estação São Cristóvão totalmente reformada, a última estação olímpica do sistema ferroviário a ser reinaugurada

SuperVia - estação São Cristóvão (1)-500pxA SuperVia realizou hoje a última entrega olímpica do sistema ferroviário. Participaram da cerimônia de reinauguração da estação São Cristóvão o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, e o presidente da SuperVia, José Carlos Prober.

A estação São Cristóvão atende aos cinco ramais da concessionária e é a terceira mais movimentada do sistema, com média de 33 mil embarques por dia. Após as obras passa a ter capacidade de receber o dobro do número de passageiros do que a média atual. As obras de melhorias contemplaram instalação de três elevadores e três escadas rolantes de ligação entre mezanino e plataformas, reforma da nova área de acesso cinco vezes maior do que a antiga, que ganhou uma passarela de integração direta com o metrô seguindo os mesmos moldes da estação Intermodal Maracanã. A estação também teve as coberturas das plataformas ampliadas, nova iluminação em LED, recuperação da comunicação visual, instalação de piso tátil e sistema de captação e reuso da água pluvial. Também foram construídas novas passarelas externas de acesso à estação (sobre a avenida Radial Oeste) e nova rampa de acesso pela rua General Herculano Gomes (em frente à Quinta da Boa Vista). Nos novos banheiros feminino e masculino foram instalados fraldários retráteis para facilitar os cuidados com os bebês.

“Posso dizer que a SuperVia chega aos Jogos Rio 2016 conforme planejamos, com a frota modernizada e as estações estratégicas reformadas, seguindo os padrões de acessibilidade. Nosso maior desafio foi realizar as obras de revitalização sem fechar as estações nem interromper o serviço oferecido aos clientes. O passageiro acompanhou diariamente o intenso trabalho e agora pode usufruir o conforto da estação, um dos principais legados das Olimpíadas, junto com os novos trens refrigerados”, ressalta José Carlos Prober, presidente da SuperVia.

Os trens da SuperVia serão importantes meios de transporte público durante os Jogos Rio 2016 por contar com estações situadas em pontos estratégicos para os locais das competições. Com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança aos passageiros e também atender os padrões olímpicos definidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a SuperVia investiu R$ 250 milhões nas obras de reforma e modernização de seis estações da capital fluminense: São Cristóvão, Olímpica de Engenho de Dentro, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar e Ricardo de Albuquerque. Além destas, as estações Maracanã, Central do Brasil e Madureira (com integração com o BRT Transcarioca) – que foram reformadas e contam acessibilidade plena – também serão fundamentais para o atendimento ao público durante o evento.

A previsão da concessionária é que no período dos Jogos sejam ofertados 3 milhões de lugares nos trens, diariamente, em cerca de 1.300 viagens.

Dados gerais das obras das seis estações olímpicas:

 1.630 toneladas de estruturas metálicas;
 20 mil m² de cobertura de plataforma construída;
 6.500 m² de novos mezaninos;
 Total de 37 mil m² de área construída e reformada;
 20 novos elevadores instalados;
 9 novas escadas rolantes instaladas;
 15 mil metros lineares de piso tátil instalados;

Atendimento durante os jogos:

Estações Maracanã e São Cristóvão
Estádio Maracanã/Maracanãzinho

Estação Olímpica de Engenho de Dentro
Estádio Olímpico João Havelange/Engenhão

Estações Deodoro e Madureira
Integração entre ramais

Vila Militar e Magalhães Bastos
Complexo de Deodoro (Estádio de Deodoro, Arena da Juventude, Centro Aquático, Centro Olímpico de Hipismo, Centro Olímpico de Tiro, Centro Olímpico de Hóquei)

Estação Ricardo de Albuquerque
Complexo de Deodoro (Parque Radical)

27/07/2016 – SuperVia
Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email