O superintendente da CBTU Belo Horizonte, Miguel Marques, esteve reunido com o novo prefeito da capital, Alexandre Kalil (PHS), e decidiu atender ao pedido do chefe do executivo para ampliação do horário de circulação do metrô durante o Carnaval 2017.
A CBTU-BH vai operar com horário estendido nas estações Central e Santa Tereza, que ficam abertas até 2h da madrugada, durante os ensaios dos blocos carnavalescos marcados para os dias 11, 12, 17, 18 e 19 de fevereiro, bem como durante o feriado de Carnaval, entre 24 e 28. Por enquanto, a ampliação vale apenas para as estações citadas. As demais unidades operarão somente para o desembarque. Após as 23h, os intervalos entre viagens serão de 15 minutos entre uma composição e outra.
Durante a reunião, Miguel Marques aproveitou para destacar que “a CBTU apoia rotineiramente as iniciativas culturais do município e lembrou que é fundamental estabelecer o diálogo e ampliar as relações com os governos, mantendo portas abertas para o debate sistemático, tanto das ações sociais, quanto dos projetos de mobilidade que afetam a operação da Companhia nos estados”.
A operação especial do metrô busca facilitar o embarque dos mais de 1,5 milhão de pessoas que se preparam para aproveitar a folia em BH e garantir o deslocamento rápido e seguro da população e dos turistas que participarão das festas em Minas. A extensão do horário só foi viabilizada devido ao planejamento das áreas de Operação e Manutenção da CBTU.
Pauta extra: Também compuseram a pauta da reunião, assuntos relativos às constantes enchentes do córrego Vilarinho na região da Estação de mesmo nome, que vêm colocando em risco a circulação do metrô no local e a correção da rede pluvial implantada na Via 710 em frente à Estação Minas Shopping, entre outros projetos de mobilidade que guardam interface com a operação da CBTU na capital. O prefeito informou que irá encaminhar as demandas às áreas responsáveis.
Acompanharam o superintendente, o coordenador de Implantação Raymundo Rafael Ferreira e o gerente regional de Obras da CBTU-BH, Fernando Luiz de Pinho Tavares.