A partir de 22 de outubro, a compra da passagem unitária para embarque nessas estações deve ser realizada por WhatsApp, aplicativo TOP, máquinas ATM e em mais de 2 mil pontos comerciais distribuídos pela capital e região metropolitana
A partir de amanhã, dia 22 de outubro, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo (STM) conclui a terceira etapa do plano piloto de substituição das bilheterias nas estações Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô, e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM.
A substituição das bilheterias tradicionais faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento nos transportes iniciado em setembro de 2019. Além da opção de compra do bilhete para embarque nas máquinas de autoatendimento (ATM) nas estações, existe o incentivo para que o cidadão adquira o hábito de comprar sua passagem antes mesmo de chegar na estação pelos meios digitais, WhatsApp (11 3888-2200) e Aplicativo TOP, e nos mais de 2 mil pontos comerciais parceiros distribuídos pela Região Metropolitana e Capital.
Para facilitar a ação neste momento de transição tecnológica, passageiros que usam o transporte por trilhos com frequência ou que desejam usar dinheiro para compra de passagens podem emitir gratuitamente um cartão BOM nas duas estações, apresentando documento com foto, e recarregar em uma das ATMs disponíveis no local ou pelo WhatsApp (11 3888-2200). O embarque com cartões de transportes, como o próprio BOM, continua funcionando normalmente nas catracas de acesso às estações.
“Nesse momento de adaptação, daremos todo apoio aos passageiros por meio das equipes do “Posso Ajudar”, orientando sobre os canais digitais e máquinas de autoatendimento, assim como sobre os pontos de venda no entorno das estações. Importante destacar que o processo de digitalização permite a compra antecipada dos bilhetes QR Code em locais próximos às residências ou durante o trajeto até a estação, além de ter à disposição meios digitais como o aplicativo TOP e WhatsApp”, explica o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.
A substituição das demais bilheterias deverá ocorrer até o final de 2021. O cronograma será divulgado em breve pela Secretaria de Transportes Metropolitanos e o cidadão será avisado com sinalizações especiais nas estações, tanto nas bilheterias como em toda a estação. Nos canais digitais, o passageiro pode buscar mais informações no site boradetop.com.br e nas redes sociais do TOP.
Locais de compra do Bilhete Digital QR Code:
WhatsApp oficial TOP (11 3888-2200)
Todo o processo da compra é dentro do próprio WhatsApp. O passageiro sai da tela do WhatsApp apenas no momento de realizar o pagamento no site ou no app do banco. Compra de até 5 bilhetes por transação. Forma de pagamento: PIX
Aplicativo TOP
Para utilizar esse meio de pagamento, basta baixar o Aplicativo TOP na:
Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.autopass.top
Apple Store: https://apps.apple.com/app/id1542664234
A forma de pagamento aceita nesta modalidade é Crédito e Débito (consulte no app as bandeiras aceitas).
Máquinas de Autoatendimento (ATM)
Espalhadas nas estações e que contam com apoio da equipe do “Posso Ajudar”, time de pessoas treinado para esclarecer dúvidas, durante todo o horário de funcionamento da estação. A forma de pagamento aceita é Débito.
Estabelecimento Comerciais Parceiros
Mais de 2 mil pontos comerciais espalhados pela cidade de São Paulo. Ação que faz com os passageiros possam se programar e comprar a passagem perto da sua residência ou local de embarque. São aceitas pagamento em dinheiro, débito e crédito (consulte no local a forma aceita). Os estabelecimentos parceiros que fazem a venda do Bilhete Digital QR Code podem ser consultados no site boradetop.com.br e são sinalizados com materiais de comunicação “Aqui tem TOP”.
Quer saber mais sobre o tema, acesse as páginas do TOP nas Redes Sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/boradetop
Instagram: https://www.instagram.com/boradetop/
Twitter: https://twitter.com/boradetop
Sobre TOP Bilhete Digital QR Code – Lançado em dezembro de 2020 pelo Governo do Estado de São Paulo, o TOP Bilhete Digital QR Code é o bilhete para o embarque nas estações do Metrô e da CPTM, que conta com a tecnologia QR Code, trazendo mais rapidez e comodidade para quem utiliza o transporte sobre trilhos. Pode ser adquirido nas bilheterias e nas máquinas de autoatendimento das estações, nos mais de 2 mil estabelecimentos parceiros próximos às estações. Além disso, também está disponível por meio do aplicativo TOP.
Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.
21/10/2021 – CPTM