SP: Em inauguração da Estação Campo Belo, Doria promete metrô até o Jardim Ângela

O governador de São Paulo, João Doria, disse durante entrega da Estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás, que foram iniciados no final do mês de março os estudos para levar o metrô até o Jardim Ângela, no extremo sul da capital paulista.

Segundo Doria, como estão em início esses estudos, não é possível determinar os prazos para o início e conclusão das obras.

Doria também disse que vai retomar, em sua gestão, todas as obras de metrô.

“No meu governo não haverá mais obras paradas. Isso com o gerenciamento do estado e a participação da iniciativa privada”, disse o governador.

O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, também falou da retomada das obras da Linha 17-Ouro de monotrilho, que tem a previsão de ser integrada à Linha 5-Lilás por meio da Estação Campo Belo, entregue nesta segunda-feira.

Baldy disse que dentro de 120 dias deve ser lançada a licitação para a retomada das obras da Linha 17. A estimativa, de acordo com o secretário, é de que o sistema já esteja em operação a partir do segundo semestre do ano que vem.

ÔNIBUS

Ao participar da inauguração da estação, o prefeito de São Paulo Bruno Covas disse que a Secretaria Municipal de Transportes já está em tratativas com a Secretaria de Transportes Metropolitanos para reorganizar as linhas de ônibus gerenciadas pela SPTrans que passam pela região.

Ao final do evento, em entrevista coletiva da qual o Diário do Transporte participou, o secretário municipal de transportes Edson Caram disse que uma linha de ônibus circular entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Campo Belo é viável, mas que para isso será necessário conversar com o Governo do Estado e a Via Mobilidade, operadora da Linha 5.

Confira algumas características da Estação Campo Belo:

Localização na linha: entre as estações Brooklin e Eucaliptos

Localização no bairro: Avenida Santo Amaro, entre a Avenida Jornalista Roberto Marinho e a Rua Michigan

Acesso: Acesso único localizado no canteiro central da Avenida Santo Amaro, pouco antes da chegada (no sentido Centro-Bairro) a Avenida Jornalista Roberto Marinho, sob o novo viaduto Campo Belo.

Área Construída: 8.170 metros quadrados

Profundidade da Estação: 22,5 metros, com dois mezaninos que darão acesso à futura linha 17 de monotrilho.

Demanda Inicial: 57.650 passageiros por dia.

Operação: concessionária Via Mobilidade, com 83,34% de participação do Grupo CCR e 16,66% da Ruas Invest, que tem o controle da família Ruas, operadora de grande parte dos ônibus municipais da cidade de São Paulo. A família também atua na Otima (responsável pelos pontos e abrigos de ônibus), no Banco Luso Brasileiro (que financia ônibus), na encarroçadora de ônibus urbanos Caio, na encarroçadora de ônibus rodoviários Busscar e na operação de ônibus rodoviários entre a cidade de São Paulo e o Litoral Paulista pelas empresas Ultra S.A. e Rápido Brasil.

08/04/2019 – Diário do Transporte