O Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda foi feito por parceria entre CPTM e Metrô para o desenvolvimento urbano da região no entorno da Estação Palmeiras-Barra
Até o dia 31 de outubro, fica aberta a Consulta Pública para ouvir a população e receber sugestões para o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Polo Barra Funda. O objetivo é a revitalização em toda a área do prédio da Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi da CPTM, 8-Diamante da ViaMobilidade e 3-Vermelha do Metrô, para torná-la um polo comercial, além de melhorar o conforto dos passageiros.
Quem quiser enviar manifestações sobre o projeto, pode acessar o link https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/legislation/processes/211.
A consulta pública tem como origem a Manifestação de Interesse Privado (MIP) apresentada pelas duas companhias e apoiada no Art. 8° do Decreto nº 56.901/2016. As empresas coligadas da Secretaria de Estado dos Transportes (STM), firmaram convênio com a São Paulo Urbanismo (SPUrbanismo) da Prefeitura de São Paulo para viabilizar o projeto tecnicamente .
A proposta é atrair o interesse da iniciativa privada para concessão de uso para construção, reforma e exploração dos espaços internos e externos da estação. Com isso, as operadoras podem obter aumento de receita acessória, redução de despesas, melhora na circulação na estação e verticalização do entorno da estação.
Além disso, a revitalização da área deve promover melhoria da acessibilidade, dinamização das ruas e espaços públicos e consequente qualificação da vida urbana, como a ampliação de calçadas, implantação de ciclovias, melhor conexão norte-sul e estímulo à instalação de comércio e serviços dos mais variados setores. O projeto prevê transformar a Barra Funda em um grande polo de transporte, comércio e serviços. Para se ter uma ideia, devem ser reservados 9 mil metros quadrados para lojas.
A iniciativa tem como inspiração intervenções similares em estações das cidades francesas de Paris (Gare de Saint Lazare) e Estrasburgo (Gare de Strasbourg).
11/10/2022 – Metrô de São Paulo