A Alstom, líder do Grupo de Empresas (GdE), celebra, em conjunto com o Consorcio Línea 2 (formado por Odebrecht e FCC), o início do serviço comercial da Linha 2 do Metrô do Panamá. O Grupo é responsável por fornecer um sistema de metrô integrado, que inclui 21 composições Metropolis, além de subestações de tração, incluindo a estação secundária reversível HESOP e a solução de sinalização CBTC Urbalis.
“Estamos honrados e agradecemos pela oportunidade de fornecer um sistema integrado que melhora a operação da linha de metrô e reduz o impacto ambiental. Com o início do serviço comercial, essas tecnologias permitirão que a população do Panamá tenha um meio de transporte confiável, confortável e ecologicamente correto na cidade”, afirmou Ludovic d’Hauthuille, Diretor geral da Alstom para o norte da América Latina.
Para otimizar o consumo de energia, o sistema de fornecimento será equipado com subestações com a tecnologia Hesop, uma solução da Alstom para subestações reversíveis que permite recuperar e transferir mais de 99% da energia gerada pela frenagem dos trens, que pode ser reutilizada na rede elétrica das estações para serviços como escadas rolantes, iluminação e ventilação. A Hesop é comercializada desde 2015 em uma ampla gama de configurações de tensão e potência. 124 soluções como essa já foram instaladas em várias redes ferroviárias, incluindo os metrôs em Milão, Riad, Londres e Dubai, bem como nos VTLs de Sydney e Milão.
Além disso, há o CBTC Urbalis da Alstom, que consiste em um sistema de controle de trem baseado em comunicação por rádio, uma tecnologia de sinalização comprovada e confiável para metrôs. A solução permite controlar com precisão o percurso do trem para gerenciar o tráfego com eficiência e segurança. No caso da Linha 2 do Metrô do Panamá, o sistema permitirá um intervalo de apenas 90 segundos entre as composições. Essa solução também é usada em 23 países, incluindo México, Itália, Cingapura e Canadá, e foi implementada em 1.500 km de linhas de metrô em operação.
No Panamá, a Alstom está presente desde 1957, contribuindo ativamente para o desenvolvimento do transporte urbano no país desde 2010. Durante esse período, a empresa assinou diferentes contratos de transporte, como o desenvolvimento, construção e implementação do Sistema Ferroviário Integral das Linhas 1 e 2 do Metrô do Panamá e a manutenção da Linha 1 do Metrô, incluindo um inovador simulador de condução de trens.
Sobre a Alstom
Promotora da mobilidade sustentável, a Alstom desenvolve e comercializa sistemas, equipamentos e serviços para o setor de transporte. A Alstom oferece uma linha completa de soluções (de trens de alta velocidade a metrôs, VLTs e e-ônibus), soluções para passageiros, serviços customizados (manutenção, modernização), infraestrutura, sinalização e soluções de mobilidade digital. A Alstom é líder mundial em sistemas de transporte integrados. A empresa registrou vendas de €7,3 bilhões e contabilizou €7,2 bilhões em pedidos no ano fiscal 2017/18. Sediada na França, a Alstom está presente em mais de 60 países e conta com mais de 34.500 funcionários.
29/04/2019 – Alstom