SMS-Denúncia do Metrô de São Paulo completa cinco anos

Criado para facilitar a comunicação do usuário com o Centro de Controle de Segurança do Metrô, o “Disk-Denúncia” do Metrô completa cinco anos e já recebeu neste período 287 mil mensagens. Só em 2015, foram 51.344 SMS, comprovando a eficácia do serviço.

O programa estimula a colaboração no combate ao comércio irregular, a comportamentos inconvenientes, ao vandalismo e outros delitos que possam acontecer nos trens e estações. O “SMS-Denúncia” funciona 24 horas por dia e garante anonimato aos denunciantes.

Em 2015, os assuntos mais denunciados pelos usuários foram comércio ambulante, presença de pedintes, comportamento inadequado e volume alto de aparelhos sonoros. Este último com reduçaõ após campanhas educativas realizadas pelo Metrô.

Como denunciar
Atualmente, o serviço recebe, em média, 141 mensagens por dia. Para enviar a denúncia, o usuário deve colocar na mensagem de texto o número do 9-7333-2252 no campo do destinatário. Na sequência, quando escrever a mensagem, deve informar os seguintes dados: características do infrator, a linha em que se encontra, o número do carro (vagão) do Metrô, em qual sentido está o trem e a próxima estação.

Quando a mensagem chega ao Centro de Controle da Segurança (CCS), é registrada, protocolada e avaliada com base nas informações recebidas. As ocorrências de segurança pública têm um tempo médio de atendimento de sete minutos, entre o recebimento do SMS e a chegada dos agentes de segurança até o local indicado.

A Companhia conta com mais de 1.100 agentes de segurança, que atuam uniformizados ou à paisana, e mais de 3 mil câmeras distribuídas ao longo de suas linhas, nos trens e nas estações. O Metrô também mantém estreita parceria com os órgãos de Segurança Pública do Estado (Polícias Civil e Militar).

28/01/2016 – Governo do Estado de São Paulo