A Siemens Mobility assinou 2 (dois) importantes contratos com a ViaMobilidade Linhas 8 e 9, uma das empresas da CCR Mobilidade, divisão responsável por todos os projetos de mobilidade urbana do Grupo CCR no país, para atualizar e modernizar os sistemas de trens metropolitanos da capital paulista. A Siemens Mobility vai equipar a linha 8 (Diamante) com um sistema de sinalização automatizado e vai instalar novos sistemas de eletrificação e de tração nas linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda). A renovação de ambas as linhas proporcionará uma maior disponibilidade, operações mais seguras, maior sustentabilidade e uma melhor experiência de passageiros. Esses contratos baseiam-se na já bem estabelecida relação que a Siemens Mobility tem com a concessionária e a rede de transportes metropolitanos de São Paulo.
“Nossos investimentos nas linhas 8 e 9 resultarão em um modelo muito positivo para o transporte metropolitano sobre trilhos. Estamos satisfeitos que a Siemens Mobility continue a contribuir significativamente para a modernização de nossa rede”, afirma Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade Linhas 8 e 9.
“Estas atualizações abrangentes de sinalização e eletrificação fornecerão à ViaMobilidade uma tecnologia moderna e que aumentará a disponibilidade e a confiabilidade do sistema, ao mesmo tempo que melhorará a experiência de viagens dos passageiros em São Paulo. A modernização de ambas as linhas também fornecerá as bases para prosseguir futuras melhorias de sinalização e operacionais que possam aumentar ainda mais a automação, capacidade e eficiência energética”, disse Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility na América Latina.
Para a Linha 8, a Siemens Mobility irá projetar, fornecer e implementar um sistema de sinalização automatizado que inclui o intertravamento eletrônico (Westrace MKII) na região das estações de Osasco, Presidente Altino e Imperatriz Leopoldina.
Melhorias nas vias da estação Barra Funda e a realocação de ATS também serão realizadas.
Para ambas as linhas, a Siemens Mobility implementará uma série de melhorias que incluirão a implantação do Sistema Elétrico completo e necessário ao funcionamento e operação das linhas 8 e 9 da malha ferroviária da Região Metropolitana de São Paulo, referente à:
Linha 8:
• Reformas das subestações Imperatriz Leopoldina, Osasco, Santa Terezinha e Santa Rita,
• Novas cabines de Barueri, Itapevi e Amador Bueno e
• Reformas das cabines de Presidente Altino, Osasco e Quitaúna.
Linha 9:
• Novas subestações de Cidade Jardim e Socorro,
• Reformas das subestações de Jaguaré e Morumbi,
• Novas cabines de Ceasa, Pinheiros, Berrini, Santo Amaro, Jurubatuba e Grajaú,
• Reforma de cabine de Cidade Dutra e
• Linhas de distribuição em 34,5kV.
A Linha 8 (Diamante) de 41 km tem 22 estações, atravessa seis municípios na região metropolitana de São Paulo, e é servida por uma frota de 36 trens. É usada por cerca de 500.000 passageiros por dia. A Linha 9 (Esmeralda) de 31,8 km tem 18 estações e uma frota de 36 comboios, e transporta 600.000 passageiros por dia. Ambas as linhas são operadas pela ViaMobilidade Linhas 8 e 9, uma das empresas da CCR Mobilidade, divisão responsável por todos os projetos de mobilidade urbana do Grupo CCR no país.
A Siemens Mobility tem sido parceira da CCR Mobilidade há muitos anos. Isto incluiu projetos de implantação de sinalização para a Linha 4 de Metrô em São Paulo (UTO, GoA4), bem como para duas linhas de metrô de superfície (GoA2) e o sistema de Catenária 3kV- em Salvador da Bahia.
12/04/2022 – ViaMobilidade