Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Siemens Mobility e CPTM concluem contrato de modernização do sistema de energia das linhas 11 e 12 em São Paulo

• A inauguração das cabines de Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos conclui o projeto de modernização dos sistemas de energia dessas duas importantes linhas.
• A Linha 11-Coral é uma das linhas ferroviárias mais movimentadas da CPTM que, junto com a Linha 12-Safira, transporta mais de 774 mil passageiros por dia.
• A modernização do sistema elétrico aumentará a confiabilidade das duas linhas e as prepara para futuras expansões.

A Siemens Mobility concluiu recentemente a execução da modernização no sistema de energia de tração das linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. A inauguração das localidades de Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos marca o término bem-sucedido do projeto de modernização dos sistemas de energia dessas duas importantes linhas.

Durante o projeto, foi construída uma nova subestação retificadora (Dom Bosco) com capacidade instalada de 8 MW, uma linha dupla de transmissão fazendo sua interligação à subestação de Patriarca, com 7,35 de extensão que foi repotencializada e modernizada, o fornecimento de três novas cabines montadas em eletrocentros (José Bonifácio, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba) e a modernização de seis cabines seccionadoras (Brás, Artur Alvim, Estudantes, Jundiapeba, Engº Goulart e Vila Matilde). As novas cabines entregues e inauguradas foram fornecidas com modernos eletrocentros, otimizando os espaços e criando um impacto visual positivo através das mais novas tecnologias.

Esse empreendimento transforma essas linhas que foram equipadas com os mais modernos dispositivos e sistemas de proteção e controle, permitindo uma operação remota com maior confiabilidade, eficiência operacional e prepara a CPTM para futuras expansões e crescimento de demanda, oferecendo maior conforto para os passageiros.

“A modernização dos sistemas de alimentação elétrica nas linhas 11 e 12 é um marco importante em nossos esforços para fornecer um serviço de transporte público moderno e eficiente em São Paulo. Ela reforça o compromisso da CPTM em fornecer a nossos passageiros um serviço seguro e cada vez mais confiável. A Siemens Mobility tem dado uma importante contribuição para isso”, afirmou Pedro Moro, Diretor Presidente da CPTM.

“Ser parceiro da CPTM na modernização do sistema de energia de suas linhas em São Paulo é para a Siemens Mobility uma honra, e também um compromisso. As nossas tecnologias de eletrificação ferroviária aplicadas nas Linhas 11 e 12 permitirão ao nosso cliente uma gestão mais eficiente e confiável de seus recursos na operação”, acrescentou Andreas Facco Bonetti, CEO da Siemens Mobility Brasil e Região da América Latina.

A parceria da Siemens Mobility com a CPTM abrange muitos projetos importantes na região metropolitana de São Paulo, incluindo todas as linhas da CPTM através de modernos sistemas de sinalização e energia de tração.

02/05/2023 – Siemens

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email