Na expectativa pela renovação antecipada das concessões ferroviárias das malhas já existentes, da licitação de novas concessões que reaqueçam a indústria metroferroviária nacional e incentivem novos investimentos no setor, e das eleições presidenciais em 2018, os principais players do mercado estiveram reunidos esta semana em São Paulo (SP), em evento dedicado à cadeia de transporte sobre trilhos de cargas e de passageiros do país, a NT Expo.
“Claramente, a situação política e econômica do país influenciou o sistema nacional de transporte sobre trilhos e desencadeou uma desaceleração de investimentos no setor nos últimos anos. Entretanto, agora estas questões começam a ser equalizadas e o Brasil passou a demonstrar sinais de retomada da atividade, com a perspectiva de projetos de grande vulto. Temos muitas empresas de qualidade no país, com potencial para recuperar o ritmo de investimentos que estamos acostumados. O pior já está no passado e começamos a trilhar um novo caminho”, salienta o diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), João Gouveia, durante sua participação na NT Expo de 2017.
“A NT Expo, tradicionalmente, conta um ótimo público, bastante ativo na indústria ferroviária. Nesta edição, a feira aconteceu em um ambiente mais positivo, um reflexo do começo da recuperação econômica no País”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate. O secretário geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Jean Pejo, concorda: “A feira está cada vez mais dirigida para os players que participam do setor metroferroviário, o que é ótimo para os negócios dos fornecedores e visitantes”.
Entre os expositores da NT Expo o clima é de satisfação com a qualidade da visitação e da prospecção de negócios realizada durante os três dias de evento. Exemplo disto é o da Empretec Indústria e Comércio que participa do evento desde sua primeira edição. “Recebemos visitantes de vários países, em especial, da América do Sul. Isso reflete a realidade que já sentimos: nossos vizinhos sul-americanos procuram equipamentos brasileiros porque a nossa tecnologia adapta-se mais facilmente. Exportamos um volume significativo para países como o Peru, Bolívia e Chile, principalmente, o modelo rodoferroviário que auxilia na manutenção de via permanente”, explica o diretor da Empretec, Guilherme Nurchis.
A Empretec também está tem conquistado bons resultados no mercado interno. “Registramos um aumento de 20% nos negócios neste último ano. Como exemplo, fechamos a venda de dois equipamentos Auto de Linha – veículo ferroviário para transporte de equipes de manutenção e cargas variadas – para o metrô de São Paulo no valor total de R$ 9 milhões”, comenta o diretor da empresa.
O executivo Giuseppe Gori, diretor da Empac, que também participou da NT Expo, aprovou o investimento no evento. “Estamos muito felizes com o movimento da feira nesses três dias. E esperamos estar presentes na próxima edição”, diz. A companhia fabrica dormentes de concreto e conta com filiais em Pernambuco e Minas Gerais. “Fizemos vários contatos que podem gerar bons negócios no pós-feira”, completa.
Quem também saiu satisfeito de mais uma edição da NT Expo é a gerente comercial da trading Comexport, Sheila Scomazzon. “Novamente, tivemos a oportunidade de nos encontrar com nossos clientes durante o evento para fechar negócios que estavam em andamento. E deu certo: saímos de mais uma edição com contratos firmados e com as expectativas superadas”, comemora. Neste ano, a empresa paulista reservou para a feira o lançamento do seu novo projeto para dormentes de aço.
Outra empresa que aproveitou o evento para apostar em uma nova solução de dormentes de aço foi a Metisa. “Nossa especialidade sempre foi produtos à base de aço e agora lançamos nosso primeiro dormente feito integralmente deste material. Diferentemente de outros produtos semelhantes no mercado, que utilizam concreto ou madeira, a dormente de aço possui maior durabilidade e resistência, pois não apodrece e nem trinca”, destaca o consultor técnico da companhia, Túlio Azevedo. “Há muitos anos somos expositores da feira e não poderíamos deixar de participar de mais essa edição, estamos felizes em fazer parte deste momento novamente”, acrescenta.
A Vossloh, uma das líderes mundiais em tecnologia metroferroviária, também levou ao evento suas últimas novidades em produtos e serviços. “Trouxemos para a NT nossos mais recentes e modernos sistemas de fixação de vias, além de todo o nosso portfólio voltado para a área de engenharia para ferrovias, como sistemas de sinalização e equipamentos para manutenção. Para nós, é primordial integrar algo como este evento, não tínhamos como ficar de fora”, pontua o representante técnico da empresa, Gabriel Ganime.
Guaraci Hiotte Júnior, diretor da Technomaster, destacou o valor estratégico da NT Expo como motivação para participar pela primeira vez do evento: “Em resumo, estou feliz. A qualificação dos visitantes garantiu o início de muitas conversas importantes com clientes em potencial e troca de informações que podem se tornar negócios no próximo ano”. Para o evento a empresa carioca apostou em uma nova tecnologia de manutenção preditiva. A ferramenta faz o monitoramento da via em tempo real, assim detectando falhas e evitando acidentes.