Com a perda dos passageiros, as empresas de transporte público estão no limite orçamentário e a situação tende a piorar nos próximos dias
O Setor de transporte público de passageiros vem enfrentando uma grave crise devido a pandemia do novo coronavírus. A baixa procura de usuários tem afetado principalmente as concessionárias dos sistemas de trilhos do Rio e é a grande preocupação da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos, que aponta que se a solução para os sistemas sobre trilhos demorar e a pandemia persistir por mais tempo, faltará recursos para essas empresas e haverá a degradação da infraestrutura e dos trens. Desta forma, ficará comprometido o atendimento ao público, e as atividades podem ser paralisadas.
O objetivo, agora é obter um apoio para o setor, intermediado por Estados e municípios, junto à Assembleia Legislativa e o Governo do Estado.
De acordo com Joubert Flores, presidente da ANPTrilhos, as empresas estão fazendo esforço para manter as operações, sem fazer nenhuma demissão, mesmo diante da queda de receita tarifária que, desde o início da crise, em março, já alcança 173 milhões de reais.
De acordo com a ANP Trilhos, empresas do setor já aderiram ao diferimento de pagamento de empréstimo ao BNDES e reduziram jornada de funcionários.
19/05/2020 – Super Rádio Tupi