Serviço 710 da CPTM completa 2 meses de operação e passageiros reconhecem benefícios

Sessenta dias após o lançamento do Serviço 710, que permite que os passageiros das Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa possam circular pelas duas linhas sem a necessidade de transferência de trens na Estação Brás, a CPTM celebra os bons resultados obtidos na redução do tempo de viagem e aumento das possibilidades de integração com outras linhas.
Entretanto, este período também foi importante para que a CPTM observasse os pontos em que pode melhorar. Os serviços de transporte de massa são dinâmicos e sempre é possível fazer pequenos ajustes para melhorar a experiência do passageiro.

O Serviço 710 foi lançado no dia 4 de maio de 2021, atendendo demandas antigas da população e beneficiando quem vive e trabalha no ABC Paulista e ao norte da Região Metropolitana de São Paulo.

Todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, o destino final das duas linhas deixou de ser a estação Brás, que, apesar da importância para a mobilidade dos passageiros de toda a Grande São Paulo, passou a ser apenas uma das 31 estações do percurso, que agora é realizado de ponta a ponta em aproximadamente 2 horas e 10 minutos.

“Também podemos observar uma melhora no tempo de percurso, principalmente no trecho entre Brás e Luz, que pode ser explicada pela extinção da parada prolongada que antigamente era realizada no Brás”, disse Vagner Rodrigues, Gerente Geral de Operação da CPTM.

Entre os principais benefícios apontados pelos passageiros está a redução do tempo de viagem com a integração. “Muito bom, uma maravilha. Não precisamos mais fazer baldeação, antes tinha que descer no Brás”, observa Ailton Vieira, laminador. A auxiliar de saúde bucal Lilian Chavier, que utiliza transporte público seis vezes por semana, afirma que o Serviço 710 ajudou muito em sua rotina. “O transporte não fica tão cheio e a condução ficou muito mais tranquila. Eu gostei muito.”

O cenotécnico Joelson Neves, que utiliza o Serviço 710 todos os dias, diz que o trajeto ficou melhor tanto na ida quanto na volta. “Diminuiu o tempo no trecho e a qualidade ficou 100%”, opinou.

Com a nova configuração operacional, estima-se que cerca de 165 mil passageiros tenham sido beneficiados diariamente com o fim da transferência entre trens na Estação Brás, aproximadamente 30% do total transportado nas duas linhas. Além disso, de acordo com estudos preliminares, os passageiros economizam 8 minutos não realizando a transferência nas Linhas 7 e 10.

Para Pedro Moro, presidente da CPTM, a satisfação do passageiro é uma conquista de centenas de colaboradores que, diariamente, se esforçam para melhorar o atendimento e a vida dessas pessoas que dependem da companhia para se locomover diariamente, principalmente em tempos de pandemia. “É um desafio diário, mas sempre envolvido em muito planejamento e, principalmente, em respeito por quem utiliza os nossos serviços”, afirma.

Comunicação com o passageiro
O passageiro da CPTM tem como característica se comunicar constantemente com a companhia, seja por meio das redes sociais, WhatsApp, ouvidoria e serviço 0800, tanto para feedbacks positivos quanto negativos.

A CPTM mantém abertos seus canais de comunicação com os passageiros para ouvir reclamações, elogios e sugestões sobre como melhorar seus serviços pelo telefone 0800-0550121 ou pelo Whatsapp 99767-7030, além dos canais oficiais nas redes sociais.

14/07/2021 – CPTM