O Seminário sobre o ‘Trem Intercidades’, acontece em Louveira no próximo dia 23, sexta-feira, às 9h, no prédio da Câmara Municipal. O evento está sendo promovido pelo vereador de Louveira, Leandro Lourençon, que resgata um projeto iniciado em 2014, pelo seu irmão, o falecido vereador Reginaldo Lourençon, com o ex-vereador de Vinhedo, Carlinhos Paffaro, e que agora, será lançado oficialmente pelo Governo Estadual. O encontro será voltado para as cidades de Louveira, Vinhedo e Valinhos e contará com a presença do deputado federal Vanderlei Macris, do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris, e de Guilherme Quintella, autor do projeto.
O Intercidades, na região de Campinas, terá prioridade, pois tem demanda estimada de 60 mil usuários. O custo do investimento será de cerca de R$ 5,4 bilhões, por meio de Parceria Público/Privada. O percurso vai ligar Americana a São Paulo, e sairá de Americana, passará por Nova Odessa, Sumaré, Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Jundiaí e chegará à capital paulista. O trem terá velocidade média de 120km/h. O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, e o vereador Nil Ramos, presidente da Câmara de Vinhedo, confirmaram presença nesta semana, quando receberam o convite do vereador Leandro Lourençon. “Temos acompanhado de perto o projeto do Trem Intercidades, e dado total apoio para a sua implantação. Essa é uma conquista para a região e para Vinhedo, que será uma das paradas do trem. A implantação do Intercidades atrairá bilhões em investimentos”, comentou o prefeito Jaime Cruz, na ocasião.
Ao todo, o Trem Intercidades (TIC) percorrerá 431 quilômetros de ferrovia, já que a região de Campinas será interligada a São Paulo e outros ramais do Vale do Paraíba e Baixada Santista. O projeto todo terá investimento previsto de R$ 20 bilhões.