Seminário na Câmara debate Trem Intercidades em Limeira

Para impulsionar as ações a favor da inclusão de Limeira no projeto de expansão da malha ferroviária, do Governo do Estado, a Câmara de Limeira sediou a segunda edição do Seminário sobre Trem Intercidades, na noite desta sexta-feira, 12 de abril. O evento foi promovido pela Frente Parlamentar de Defesa da Inclusão de Limeira no Projeto do Trem Intercidades, presidida pelo vereador Toninho Franco (PR). Segundo o parlamentar, trazer o trem até Limeira é uma necessidade possível de se concretizar e atenderia mais de 1,4 milhão de pessoas.

A abertura foi feita pelo presidente da Câmara, Sidney Pascotto, Lemão da Jeová Rafá (PSC). “É um privilégio para a Câmara fazer mais uma vez um debate tão importante para Limeira e região, para que possamos lutar e o trem intercidades possa chegar a nossa cidade. Limeira está pronta e preparada para receber o trem”, defendeu.

Em seguida, o prefeito Mario Botion (PSD) saudou a presença de todos e agradeceu ao empenho da Frente na pauta. “Todos aqui fazem coro a uma necessidade que é a vinda do trem de passageiros até a nossa cidade. Agradeço às autoridades aqui representadas e, em especial, a Ronaldo Daher que ficará responsável por levar os nossos argumentos para que sensibilizem o governador João Doria”, citou.

Estavam presentes, representando a Câmara, os vereadores Wagner Barbosa (PSB), segundo secretário da Mesa Diretora; Lu Bogo (PR), Zé da Mix (PSD) e Estevão Nogueira (PRB). Participaram ainda secretários municipais, empresários, lideranças religiosas e comunitárias, alunos e professores da Unicamp, além de prefeitos e vereadores de cidades como Engenheiro Coelho, Hortolândia, Araraquara e Iracemápolis.

“Todo o apoio alcançado por esta Frente foi positivo. Existe a disponibilidade do representante do Governo, Ronaldo Daher, e por meio dele levaremos os nossos trabalhos, que têm a luta do Poder Executivo, para que Limeira seja inserida ainda na primeira fase do projeto de Trem Intercidades. Só há pontos positivos, há 1,4 milhão de pessoas que podem ser beneficiadas na região. É uma necessidade viável, é um sonho para Limeira que queremos que se concretize”, enfatizou o presidente da Frente, vereador Toninho Franco.

O projeto

O projeto do Intercidades foi desenvolvido pela Estação da Luz Participações, que é desenvolvedora de negócios de infraestrutura e transporte em parceria com o fundo do BTG Pactual. Os estudos fornecidos ao Governo do Estado contemplam, inicialmente, 477 quilômetros das linhas Leste-Oeste, de Sorocaba até Taubaté, e norte-sul, ligando Santos, passando por São Paulo, até Americana. O custo estimado em 2013 era de R$ 5,4 bilhões.

A demanda defendida pela Frente e apoiada por prefeitos, vereadores da região, além do deputado Federal, Miguel Lombardi (PR) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é conectar Limeira ao projeto, o que ampliaria em 23,5 quilômetros a linha já prevista até Americana.

Entre os palestrantes, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Ferroviárias, Vicente Abate, informou que há uma audiência pública sobre o projeto Intercidades agendada para agosto, em São Paulo, e a abertura da licitação em dezembro. A expectativa é que em 2020 já seja lançado o leilão para o trecho que contempla São Paulo a Campinas.

Segundo Vicente Abate, de São Paulo a Americana são 135 quilômetros de malha, com nove estações. Nesse trecho, até Campinas já existe a viabilidade de aproveitar as linhas existentes. “Já de Campinas a Americana teria que ser feita desapropriação, depende de novo licenciamento ambiental e o custo seria mais alto. Então o Governo está tratando de viabilizar o trem de São Paulo até Campinas, em uma primeira fase. Em uma segunda fase, fatalmente os investimentos devem seguir até Americana, Limeira, Rio Claro, Araraquara e assim por diante”, descreveu.

Ele citou a importância de retomar os investimentos no transporte ferroviário para o desenvolvimento do Brasil. “No ano de 1960, havia o transporte 100 milhões de pessoas por ano; hoje mal atingimos 5 milhões. O País tem muito espaço para crescer e o Trem Intercidades será o embrião para isso”, frisou.

Já o diretor da Estação da Luz Participações, Roberto Meira, reforçou o quanto Limeira é representativa no processo. “Vemos com bons olhos a possibilidade de estender o projeto até Limeira. A logística no estado tem que garantir uma malha integrada. Temos uma das melhores rodovias ligando Limeira a São Paulo e ao interior”, ponderou.

Intermodais

A dissertação de Mestrado apresentada em curso de Engenharia de Produção e de Manufatura da Unicamp, de autoria de Gláucia Jardim Pissinelli, com o tema “Decisão multicritério aplicada à análise para localização de terminal intermodal”, foi foco de apresentação do professor doutor Paulo Sérgio de Arruda Ignácio, orientador do trabalho.

O estudo considerou características como impactos econômicos, políticos, acessibilidade e efeitos ambientais, com o objetivo de avaliar locais para instalação de terminal intermodal de cargas em diferentes cenários no interior do estado de São Paulo. Os resultados mostram que, para os critérios estabelecidos, Limeira e Piracicaba se destacaram em todos os cenários analisados.

O professor explicou que a localização geográfica privilegiada de Limeira é fator preponderante, por estar situada entre umas das maiores rodovias brasileiras, a Anhanguera e Bandeirantes, que têm a confluência na cidade, além da Washington Luís. “Toda a carga que vem dessa região passa por Limeira. Então se eu proporciono o caminho do trem, eu diminuo o número de caminhões na estrada, o congestionamento, a poluição resultante dele”, exemplificou.

Outro ponto ressaltado pelo professor da Unicamp, Paulo Sérgio, é que os caminhões não deixarão de ser usados. “Eles vêm até Limeira e podem seguir em carga até Santos, aeroportos. Nessa competição saudável entre modais, eu consigo ter uma transporte rápido, seguro, barato e ao mesmo tempo consistente”.

Apoios

Durante o Seminário, foram apresentados abaixo-assinados, manifestos de apoio de vereadores e prefeitos da região favoráveis à inclusão de Limeira no projeto. Os documentos foram entregues a Ronaldo Daher, que esteve no Seminário representando a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional. A pasta é responsável pela interlocução com o governador do Estado, João Dória.

Ronaldo Daher falou sobre a disponibilidade do chefe do Executivo estadual em receber a demanda e o quão é fundamental a luta empreendida na cidade. “Junto com o sonho há a luta e espero que em breve eu possa voltar à cidade com a confirmação de que Limeira fará parte do projeto. Todas as palestras deste Seminário forneceram bons conteúdos”.

A Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar foi composta com a finalidade de fazer um esforço integrado e trazer o trem até Limeira. Segundo o presidente da Frente, até o dia 18 de abril será apresentado um relatório final com os dados e documentos coletados.

Integram a Frente os vereadores: Toninho Franco (PR), presidente; Estevão Nogueira (PRB), vice-presidente; Mir do Lanche (PR), secretário; Helder do Táxi (PMDB), relator; e membros: Constância Félix (PDT), Clayton Silva (PSC), Lemão da Jeová Rafá (PSC), Anderson Pereira (PSDB), Wagner Barbosa (PSB), Erika Tank (PR), Marcelo Rossi (PSD) e Jorge de Freitas (PEN).

Confira o evento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=E42a6MpRCjo

12/04/2019 – Câmara Municipal de Limeira

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