Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

CTB e Sedur discutem ampliação da Linha 1 do metrô até a Barra

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito, e o presidente da Companhia de Transporte da Bahia (CTB) – empresa vinculada à Sedur – Eduardo Copello, se reuniram, nesta quarta-feira, para discutir a possibilidade de ampliação da Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador, levando o modal até a região da Barra.

Copello apresentou estudos preliminares para um novo trecho que pode ter aproximadamente três quilômetros de extensão, com até quatro estações subterrâneas em São Raimundo (Politeama), Campo Grande, Graça e Barra, partindo da estação Lapa. De acordo com estudos realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Seplan, a ampliação aponta para uma estimativa de fluxo de mais de 117 mil passageiros por dia no novo trecho. Atualmente o sistema metroviário transporta uma média de 370 mil usuários por dia.

Para o secretário Sérgio Brito, os estudos para ampliação certificam ainda mais a excelência do sistema. “Os estudos demonstram o fluxo naquela região de grande densidade demográfica. É uma região que já é um polo econômico consolidado e que com a ampliação do metrô ganharia um modal de excelência e alta capacidade. A chegada do metrô nessa região será mais um passo no avanço da melhoria da mobilidade urbana da nossa capital e Região Metropolitana”. Para o presidente da CTB, a ampliação seria mais um passo na melhoria da mobilidade urbana de Salvador. “A possibilidade de mais um trecho com uma expansão do metrô pode significar uma melhora ainda maior na mobilidade urbana para a população de Salvador e Região Metropolitana”, disse Copello.

Com atuais 33 km de extensão, o sistema metroviário Salvador Lauro de Freitas já tem a garantia mais 5 km e duas estações a partir da construção do, já licitado, Tramo 3, ampliação da Linha 1 a partir da Estação Pirajá, que ganhará as estações Campinas e Águas Claras/Cajazeiras.

10/05/2019 – CTB

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email