A Secretaria estadual de Transportes do Rio informa que, a partir desta segunda-feira (14), foram transferidos para a estação Barão de Mauá, da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, na Avenida Francisco Bicalho, o gabinete do secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, a Subsecretaria Executiva, e a Coordenadoria de Projetos e Assessoria de Comunicação Social.
O objetivo é ocupar o edifício histórico e proteger seu patrimônio, que se encontra desativado desde 2004. Além de, nesse momento de crise, buscar formas de economizar e gerar recursos para o Estado. Esse é o primeiro passo para que, gradativamente, todas as estruturas da Setrans, Central Logística e RioTrilhos possam ser transferidas para a Leopoldina, possibilitando a venda ou arrendamento da atual sede, situada em local nobre de Copacabana, na zona sul do Rio.
A localização estratégica da Leopoldina, em local próximo a Central do Brasil, Rodoviária Novo Rio, Terminal Américo Fontenelle, sedes da SuperVia e MetrôRio e seus respectivos centros de manutenção, vai também dar mais agilidade à atuação da Setrans, colocando-a mais próxima das suas responsabilidades e dos usuários do transporte público de alta capacidade e intermunicipal.