O secretário de Estado de Transportes, Juninho do Pneu, e a subsecretária de Mobilidade e Integração Modal, Paula Azem, lançaram, nesta quinta-feira (05/08), a segunda edição do Boletim da Mobilidade Metropolitana. O evento, ocorrido no Palácio Guanabara, contou com a participação de secretários municipais de Transportes de diversos municípios da Região Metropolitana, representantes das concessionárias, dos operadores, da Agetransp e das empresas vinculadas à Setrans.
Além dos dados referentes à demanda de passageiros no sistema de transporte público do Estado – no período de janeiro a março deste ano -, o documento apresenta algumas novidades, como a apresentação de dados de gratuidades (trem, metrô e barcas). Os gráficos mostram a participação das gratuidades em relação à demanda total em cada modo de transporte. Essas informações são relevantes para as avaliações das políticas públicas e sociais do governo.
A segunda edição detalha também os projetos estratégicos da Setrans, como o Sistema Estadual de Bilhetagem Eletrônica, o Estudo de Reavaliação Econômico-Financeira e Social do Programa de Bilhete Único Intermunicipal (BUI), a Modelagem e o Edital de Licitação do Transporte Aquaviário, a Repactuação dos Contratos Concessões do trem e do metrô, entre outros.
Para o secretário Juninho do Pneu, esse lançamento é um marco nos primeiros passos da sua gestão à frente da Setrans.
– Essa ferramenta será uma importante aliada no planejamento das ações e projetos da Secretaria. A pandemia aponta para um cenário delicado para a mobilidade urbana no mundo, trazendo à tona a necessidade de enfrentamento imediato de alguns problemas do setor. Precisamos unir todos os atores que possam influenciar nesse novo momento do transporte público do estado – afirmou o secretário.
O Boletim também conta com capítulos dedicados às bicicletas, ao BUI e aos impactos da Covid no sistema de transporte da Região Metropolitana.
– Além de dar maior transparência, o objetivo é que a ferramenta seja utilizada como instrumento de consulta, planejamento para a melhoria do sistema e meio de divulgação das ações e projetos da Secretaria – ressaltou a subsecretária Paula Azem.
Além dos modos de competência estadual (metrô, trem, barcas e ônibus e vans intermunicipais), também são apresentados dados de transportes municipais da Cidade do Rio (VLT, ônibus e vans) e de outras cidades da Região Metropolitana. As duas edições do Boletim da Mobilidade Metropolitana estão disponíveis no site da Secretaria, na aba Ações e Programas (menu Transparência).
05/08/2021 – Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro