Ferramenta padroniza a visualização dos serviços de transportes de alta e média capacidades e as integrações disponíveis aos usuários
O secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, lançou, nesta segunda-feira (03/12), o ‘Mapa Rio Metropolitano de Transportes’. A ferramenta, instituída através da Resolução 1.328, de 27 de novembro de 2018, tem o objetivo de padronizar a visualização de todos os serviços de transportes de alta e média capacidades e as respectivas integrações disponíveis aos usuários. A cerimônia, ocorrida no Palácio Guanabara, contou com a presença do secretário da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Sérgio Pimentel, e do subsecretário de Transportes Delmo Pinho.
Com a iniciativa, torna-se obrigatória a exposição do Mapa em local visível (assim como de seu respectivo selo com QR Code) em todos os modais de transporte público, estações e terminais rodoviários sob competência do estado. Além disso, esses elementos também deverão estar presentes nos pontos de parada e materiais de comunicação e divulgação dos concessionários e permissionários de transporte público.
– Estamos acostumados a utilizar mapas semelhantes em todo o mundo, mas não contávamos com um no Rio de Janeiro. Disponibilizar a rede estrutural de transportes de uma maneira padronizada é uma forma de aprimorar a mobilidade dos usuários e promover a integração entre todos os modais. A ideia é ampliar ainda mais o leque para que futuramente sejam lançados outros mapas, como um voltado exclusivamente para acessibilidade e um turístico – destacou Rodrigo Vieira.
Na ocasião, o secretário da Casa Civil, Sérgio Pimentel, também ressaltou a importância do lançamento, que reforça todo o trabalho desenvolvido na área de transportes.
– Esta é uma iniciativa que precisava ser tomada. Cabe a nós, como Estado, compilar e divulgar essas informações para fazermos um papel de facilitador e de informador da população em relação aos serviços públicos que são disponibilizados. Quem já andou pelas principais cidades do mundo sabe que quanto melhor for um mapa de transporte, mais fácil é a vida do turista. Essa é uma iniciativa de transição fundamental. É um legado do que foi feito – disse Sérgio Pimentel.
O prazo para adequação é de 30 dias a contar desta segunda-feira (03/12), data de publicação da resolução no Diário Oficial. Os modais municipais também poderão disponibilizar esse conteúdo em seus respectivos sistemas de transporte e materiais de divulgação, o que facilitará ainda mais a mobilidade do cidadão fluminense. Além disso, todo o conteúdo poderá ser divulgado livremente em publicações.