Trabalho é do artista Hilton Baga e está exposto em um dos pilares da Estação de Brotas da CCR Metrô Bahia
Quem passa pela Avenida Bonocô, em Salvador, vai notar a diferença na paisagem urbana, transformada com um painel de 5 metros de altura, grafitado em um dos pilares da Estação Brotas da CCR Metrô Bahia. A obra é do grafiteiro Hilton Baga, inspirada na cultura baiana com foco na capoeira, por ser uma manifestação cultural tradicional da Bahia, que atravessou fronteiras e está presente em mais de 150 países.
A ideia do artista é trazer a história deste movimento cultural, que é reconhecido como patrimônio cultural da Bahia 2006 pelo Governo do Estado, em 2008 pelo Governo Federal, e em 2014 a Unesco a reconhece como patrimônio da humanidade.
Aproveitar o espaço da rua, em um ponto por onde passam milhares de pessoas por dia, utilizando os mais diversos tipos de transporte, é valorizar a arte e inseri-la na rotina da população. Dessa forma, surgiu a ideia de colorir a cidade de forma criativa e responsável utilizando-se da arte urbana, transformando os espaços ocupados e de alta visibilidade.
“O metrô tem sido também um espaço de valorização artística na cidade, com um calendário de exposições, ações culturais e com a presença do grafite, transformando muros em arte”, explica o Gestor de Comunicação da CCR Metrô Bahia, Álvaro Britto.
O projeto foi idealizado pelo Coletivo Cultural e a Maré Cheia Produções Criativas e Sustentáveis e apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia.
08/06/2021 – CCR Metrô Bahia