Depois de Porto Alegre e São Paulo, as cidades de Salvador e Maceió iniciaram na semana passada a vacinação dos profissionais do setor de transporte de passageiros sobre trilhos. O transporte é um serviço essencial e os profissionais que atuam no setor foram incluídos na lista prioritária da vacinação nacional, mas cabe aos estados e municípios determinar o período de imunização de cada categoria.
A Prefeitura de Salvador incluiu na vacinação todos os profissionais do setor metroferroviário e a imunização iniciou no dia 19 de maio. A CCR Metrô Bahia, responsável pela operação do metrô da capital baiana, está incentivando os seus funcionários a se vacinarem e diversos deles tomaram a primeira da dose nos primeiros dias da campanha e exibiram com emoção e orgulho os comprovantes de vacinação.
“Há muito tempo espero por essa vacina e meu sentimento é de gratidão. Hoje me sinto mais segura após ter tomado a vacina e essa proteção não se estende só a mim mais também a minha família. Mas, isso não significa que devemos nos descuidar, devemos continuar seguindo as medidas restritivas”, relata Juliana Cruz, Agente de Atendimento de Estação do Metrô Bahia.
Após receber a vacina, o Agente de Atendimento e Segurança Líder do Metrô Bahia, Leandro Caldas, destacou a importância de vacinar. “Estou bastante aliviado por ter tido a oportunidade de tomar a vacina, esta, muito esperada por todos. Após diversas vidas ceifadas por essa doença, espero que todos aproveitem, se dirijam para os locais indicados e desfrutem desse imunizante!!”
Vicente Correia, Agente Especializado Engenharia do Metrô Bahia, lembrou a importância do setor no deslocamento da população e dos profissionais de saúde: “Ao longo desse tempo que estamos vivendo em pandemia, onde o nosso sistema vital para a população o qual podemos manter a circulação em levar de um ponto ao outro todos envolvidos para manter o sistema de saúde em funcionamento, foi um momento muito esperado a vacinação para os metroviários. Além de uma proteção um combustível para continuar dando o nosso melhor para a população baiana.”
Em Maceió, a prefeitura iniciou a vacinação do setor metroferroviário no dia 17 de maio e os funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) já estão se dirigindo aos postos de vacinação.
Allan Douglas Silva Fulco é Supervisor Técnico de Manutenção da CBTU Maceió e já foi vacinado. “Foi uma ótima surpresa a notícia da nossa vacinação. A CBTU já estava agindo desde o começo da pandemia, com testes periódicos de detecção do vírus, o que já ajudava na nossa segurança. O foco da nossa empresa sempre foi gente e aqui na Manutenção não é diferente. É por amor à vida que estamos nos vacinando, tanto para garantir a continuidade dos nossos serviços, como por respeito aos nossos usuários”, explica ele que exibiu com orgulho o comprovante de vacinação na frente do painel da prefeitura.
“A vacinação é muito importante e é fundamental que os profissionais que estão atuando no atendimento à população sejam imunizados. A vacina já chegou para os profissionais do setor metroferroviário de Porto Alegre, São Paulo, Salvador e Maceió e o setor agradece a sensibilidade dos governantes em incluir os nossos profissionais na prioridade de imunização e espera que os demais Estados e Municípios tenham essa mesma sensibilidade e sigam esses exemplos para garantir a segurança dos profissionais que atendem diariamente a população brasileira no transporte público”, ressalta Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.