As notas não podem estar molhadas ou amassadas, e os chips dos cartões devem ter contato com a leitora
Inovador, o VLT Carioca é um meio de transporte que conta com o pagamento por validação do próprio passageiro no momento do embarque. Por isso, os usuários devem possuir um cartão Riocard, que pode ser comprado ou carregado nas máquinas de autoatendimento instaladas nas paradas e estações.
O pagamento pode ser feito com dinheiro ou cartão de débito, mas são necessários alguns cuidados. As notas não podem estar molhadas ou amassadas, e os chips dos cartões devem ter contato com a leitora. Ou seja, eles não podem ser envolvidos em papeis ou plásticos. Quando isso acontece, este material é retido e o equipamento deixa de ser utilizado temporariamente por todos os usuários. É importante ressaltar que a leitura do cartão é por contato, e cobri-lo com qualquer material prejudica o seu funcionamento.
As paradas e estações contam ainda com terminais para consulta de saldo, desbloqueio de cartões e liberação de recarga on-line, que pode ser feita pelo aplicativo Riocard Mais ou pelo site Recarga Fácil.
12/07/2022 – VLT Carioca