Quer ficar bem informado sobre o transporte de passageiros sobre trilhos? Inscreva-se na newsletter da ANPTrilhos e receba as informações no seu e-mail.

Setor de Autarquias Sul – Quadra 1 – Ed. CNT Torre A – Sala 510 – Brasília/DF | (61) 3322-3158 | contato@anptrilhos.org.br

Com o intuito de reaquecer a economia do Rio de Janeiro, o projeto “Cidades Monitoradas” pretende testar um milhão de profissionais do turismo nos próximos 90 dias. A iniciativa capitaneada pela Secretaria Estadual de Turismo, em parceria com empresas privadas, visa a reabertura gradual do setor no estado fluminense.

Cerca de 200 funcionários do Trem Corcovado e da Churrascaria Palace já foram testados contra o novo coronavírus na última semana. Os profissionais serão monitorados pelos próximos 30 dias para garantir que não são portadores do vírus da Covid-19.

Nas imagens recebidas pela CNN, os funcionários do Trem Corcovado, transporte responsável pelo acesso dos turistas ao Cristo Redentor, realizam o teste contra Covid-19, RT-PCR. Os resultados serão divulgados em até dois dias. Também será feito sequenciamento genético nos testes positivos, realizado por empresas privadas.

A testagem em massa busca resgatar o setor turístico no pós-pandemia, a partir de um cenário mais seguro para os visitantes. O presidente da MedLevensohn – empresa fabricante de testes, que contribuiu para o projeto – afirmou que a testagem em massa traz uma “tranquilidade” para a retomada do setor no estado fluminense.

“Os funcionários serão testados com frequência, no mínimo, cerca de duas vezes por mês. O projeto volta a devolver a tranquilidade para que as atividades sejam retomadas com toda a segurança necessária”, disse.

A medidas adotadas buscam reverter o prejuízo do setor turístico durante a pandemia. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra uma perda de R$ 376 bilhões no setor desde o início da pandemia, sendo R$ 45,9 bi somente no estado do Rio.

Em conjunto com São Paulo, os dois estados somam mais da metade (52%) do prejuízo nacional. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (13).

E a recuperação do setor já começou. A CNC projeta um avanço de 17,8% no volume de receitas do turismo em 2021 e, para o setor de serviços, a entidade prevê crescimento de 5%.
Novas testagens

Os próximos testes de RT-PCR no estado do Rio estão marcados para a próxima semana, quando será a vez dos funcionários do AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul.

A participação dos profissionais de serviços na testagem é voluntária e totalmente gratuita. O projeto engloba taxistas, garçons, profissionais da hotelaria e outros funcionários que costumam ter contato diário com turistas de dentro e fora do Brasil.

14/07/2021 – CNN

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Print Friendly, PDF & Email

Print Friendly, PDF & Email