A Secretaria Estadual de Transportes lançou o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), na Assembleia Legislativa (Alerj), nesta quarta-feira (9). O plano projeta os meios de mobilidade na Região Metropolitana do Rio para os próximos anos. As prioridades são a expansão da linha 2 do metrô e a construção da linha 3, em São Gonçalo, na Região Metropolitana.
Segundo o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, para a elaboração do plano foram realizadas cerca de 250 mil entrevistas com a população, para saber o fluxo de mobilidade. O estudo projetou também o crescimento de regiões, já prevendo um possível aumento de demanda.
“Primeiro identificamos o fluxo, ou seja, as demandas de origem e destino de 12 milhões de habitantes da Região Metropolitana, para onde estas pessoas se deslocam, de que maneira se deslocam e quais mecanismos utilizam. A partir disso, temos um mapa de demanda, de origem de destino, de mais de 22 milhões de viagens realizadas todos os dias”, disse Osório.
A partir do estudo, a secretaria entendeu que é necessária uma expansão da linha 2 do metrô, que liga Pavuna, no Subúrbio, a Botafogo, na Zona Sul. O projeto prevê a criação de estações na Praça da Cruz Vermelha e Praça XV, atendendo mais 400 mil passageiros. A execução do projeto está prevista para 2017.
A linha 3 segue sem prazo para ser construída. Segundo Osório, o estudo de viabilidade já foi concluído. O próximo passo é conversar com as prefeituras de Niterói e São Gonçalo, por onde a linha passaria. Somente então o estado procuraria o governo federal para viabilizar recursos.
Para a região de São Gonçalo, o plano prevê ainda uma possível estação das barcas no município.